Os cânticos como manifestação da plenitude do Espírito

Na perceptiva reformada, evitam-se elementos externos estranhos ao culto com o objetivo de fixar a mensagem. Todo recurso para fixá-la deve obedecer a padrões bíblicos e estar, adequadamente harmonizado ao culto. É o Espírito quem age. Emoção não produzida pela Palavra não se harmoniza com o culto por não ser produzida por Deus.
No culto a música deve ser entendida não simplesmente como meio de impressão – que age no corpo, nas emoções e no intelecto -, mas também, e principalmente, de expressão, como veículo para o texto. Portanto, mais do que um agente de preparação para o culto, ela é também uma oferta que deve ser oferecida com fé.
Paulo mostra que o cântico é uma expressão da adoração cristã marcada pela plenitude do Espírito Santo. Mais: A genuína adoração é operada pelo Espírito Santo em nós. O Espírito que falou através de Davi, inspirando-o a escrever, é o que nos ilumina, na adoração a Deus (At 4.25): “... enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais” (Ef 5.18-19).
É difícil, senão impossível, determinar com precisão a diferença entre essas três palavras, empregadas também em Colossenses 3.16, e estabelecer a distinção na adoração cristã, considerando que elas também eram empregadas no culto pagão. Segundo nos parece, o que estabelece o contraste da adoração cristã nesse texto é que esta é promovida pelo Espírito Santo, com coração sincero e de modo espiritual. Portanto, os três termos parecem resumir a variedade e harmonia dos cânticos cristãos sob o impulso e direção do Espírito em fidelidade à Palavra revelada de Deus.
Em Efésios 5: 18 [E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito], Paulo contrasta a embriaguez com o enchimento do Espírito. Portanto, em vez de se procurar a excitação desenfreada da bebida, ou a embriaguez com recurso para fugir dos problemas através do entorpecimento da mente, deve-se buscar o discernimento do Espírito para compreender a vontade de Deus, que deve ser o grande objetivo da nossa existência (Ef 5.17). O enchimento do Espírito exige consciência, não a perda do controle através do exacerbamento da emoção em detrimento da razão. O ato de cantar infindavelmente pode se tornar em um meio de excessivo estímulo emocional que nos conduziria à embriagues mental e emocional, tornando-nos presas fáceis de manipulações. É de lamentar que a música venha sendo usada freqüentemente com esse propósito.
Para que o contraste ficasse bem claro, Paulo não usa para o enchimento do Espírito o verbo “embriagar” – que envolve a diminuição da consciência e dos reflexos, além de ser uma expressão que barateia a mensagem e seria inadequada para se referir ao Espírito Santo. Paulo menciona um enchimento consciente e voluntário. A expressão “do Espírito” conduz-nos a emoções santas; a emoção mundana limita toda a vida ao corpo, substituindo a alegria do Espírito pela intoxicação alcoólica. O cristão, ao contrário, busca o sentido da plenitude da sua existência na plenitude do Espírito.  “Sendo assim cheios com o Espírito, os crentes não somente serão esclarecidos e alegrados, mas também darão jubilosa expressão a seu vivificante conhecimento da vontade de Deus”. [1]
 O enchimento do Espírito pressupõe o selo e o batismo definitivos do Espírito, por isso mesmo, não se confunde com eles (Ef 1.13; 4.30; 1 Co 12.13). O batismo e o selo do Espírito são realidades efetivas para os crentes em Cristo; já o enchimento é um dever de cada cristão que reconhece sua eleição eterna para a salvação em santificação (EF 1.4/2Ts2.13). A idéia expressa em Efésios 5.18 é a de ter o Espírito em todas as áreas da vida, de forma plena e abundante.
Sobre isso, quatro observações devem ser feitas:
1) O verbo “encher” (pleroo) está no imperativo; portanto, o “enchimento” não é facultativo, mas uma ordem por buscar esse enchimento.
2) O verbo está no presente, expressando ordem imperativa e também indicando uma experiência que se renova de forma permanente e contínua, mediante a qual vamos sendo, cada vez mais, dominados por ele, passando a ter a mente, o coração e a vontade – o homem integral – submetidos ao Espírito. Por isso, Efésios 5.18 pode ser parafraseado deste modo: “Sede constantemente, momento após momento, controlados pelo Espírito”. Hoekema (1913-1988) observa que “o imperativo presente ensina-nos que ninguém pode, jamais, reivindicar ter sido cheio do Espírito de uma vez por todas. Estar sendo continuamente cheio do Espírito é, de fato, o desafio de uma vida toda e o desafio de cada dia”. [2]
3) O verbo esta no plural, logo, a ordem é para todos os cristãos, a Igreja, não apenas para os líderes. É um mandamento explícito, não uma opção de vida cristã que pode ser seguida ou não.
4) O verbo está na voz passiva, indicando que o sujeito da ação é passivo; Deus é o autor do enchimento. Nessa progressividade espiritual, contudo, haverá sempre a participação voluntária do cristão que, consciente de suas necessidades espirituais, procurará cada vez mais intensamente submeter-se à influencia do Espírito, recorrendo aos recursos fornecidos por Deus para o aperfeiçoamento piedoso (2Pe 1.3-4). Na seqüência, Efésios mostra os frutos práticos e concretos desse “enchimento”. Paulo, portanto, está dizendo que a solução para qualquer problema em nossa vida passa pelo enchimento do Espírito.
Embora os cânticos não sejam a única expressão da vida cheia do Espírito, vamos contudo nos limitar a falar sobre essa questão, embora Paulo também mencione a comunhão santa e o  louvor sincero (Ef 5.19; cf; Cl 3.16). Nossa comunhão não é partidária: contra ou favor do pastor ou diáconos. É, antes, gerada pelo Espírito, manifestando-se numa conversa santa que produz edificação mútua (Cl 3.16/ Ef 4.29; Tt 2.8/Sl 141.3/ Cl 3.8).
Nota
[1] William Hendriksen, Exposição de Efésios, p. 299.
[2] Salvos pela graça, p. 58.
Autor: Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa
Fonte: Fundamentos da teologia reformada, pg. 136-139, Editora Mundo Cristão. Compre este Maravilhoso livro em www.mundocristao.com.br .


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