A Excelência da lei de Deus

Amados de Jesus Cristo. Se passaram-se alguns meses, meses que não postava algum texto, sempre colocando alguma coisa que leio ou pesquiso, varias situações nos levou a isso. Tempo é pouco, escola, vida e além disso, as lutas que nos perseguem em todos os momentos. Mas nesta manhã de sábado, levantei-me com um desejo enorme de meditar no Salmos 119. Tem alguns versículos em especial que sempre reflito e fico me perguntando, como posso fazer, ou viver dessa maneira? São os vs 4,5, 18, 54. Não são versículos isolados, mas são aqueles versículos que fazem você refletir e pensar, como é que o salmista chegou a essa conclusão, e qual situação ele estava vivendo, para escrever essas palavras com tanta convicção?

No v.4 O salmista mostra conhecimento da lei de Deus, quando ele fala de ordem. 4 Tu mesmo ordenaste os teus preceitos para que sejam fielmente obedecidos.
No v.5 Ele reconhece a sua fragilidade como ser humano. 5 Quem dera fossem firmados os meus caminhos na obediência aos teus decretos.
No v.18 Ele mostra a cegueira que muitas vezes vivemos com relação à Palavra de Deus. Muitas vezes ou quase sempre, queremos adorar a Deus da forma que vemos a vida, da maneira que enxergamos o nosso dia-a-dia. Mas no texto ele diz 18 Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei. Se não observarmos as leis de Deus, a tendência é querermos cantar “as maravilhas deste mundo”.
No v.54 é o que me chama mais a atenção, por ser um músico da casa do Senhor. Ele fala dos decretos de Deus, quais são os decretos de Deus? O salmista diz que os decretos são o motivo de o seu cantar. Novamente fala de ordem divina e ainda ele vai mais longe, fala de peregrinação, “o reconhecimento de que sua vida é passageira neste mundo”. 54 Os teus decretos são o tema da minha canção em minha peregrinação.

A lei de Deus para o salmista, não era somente questão de obedecer, mas também de adorar. Pegamo-nos há muito pouco neste mundo e esquecemos, de nos apegar com a lei de Deus, e procurar viver e canta-la em nossa peregrinação.

Na Bíblia Genebra tem uma nota Sl 119.34 que diz.

Todos os cristãos têm o direito e o dever não só de aprender a respeito da herança da fé ensinada pela igreja, mas também de interpretar as Escrituras por si mesmo. A igreja de Roma, durante certa época, proibiu essa prática, alegando que os indivíduos facilmente interpretariam mal as Escrituras. A confissão de Westminster concorda que, as Escrituras, “não são todas as coisas igualmente claras em si, nem do mesmo modo evidentes a todos”, mas afirma também claramente a autoridade dos crentes individualmente de lerem a Bíblia por si mesmo.

Eu analiso pela Palavra de Deus, quando ela diz, conhecereis a Verdade e ela vos libertará João 8.32. Como cantores e músicos da casa do Rei Jesus, precisamos ler, meditar e guardar a Palavra do Senhor em nosso coração. Sl 119. 11. Fazendo isso não pecaremos contra o nosso Deus.
O salmista começa o Sl 119.1 com uma declaração, São Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor.

Fl 2.15 para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,

Que venhamos a brilhar, e com esse brilho, todos possam ver Jesus Cristo na nossa peregrinação.

Que Deus nos ajude.


Josias Sillva
Javé Nissi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.