COMO INCENTIVAR O MINISTÉRIO DE MÚSICA?


COMO INCENTIVAR O MINISTÉRIO DE MÚSICA?

             Por fazer parte desde criança, em grupos musicais da igreja, o Senhor Deus tem nos dado um pouco de experiência neste ministério tão difícil de trabalhar. Difícil por lidarmos com um ministério que abala as estruturas do inferno, difícil por ser um ministério que continuará eternamente. Quando João viu a cena impressionante de Deus no seu trono celestial, ele ouviu os 24 anciãos proclamando: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Apocalipse 4:11). Não importa o que eu ou você faça aqui na terra, o que a Bíblia nos diz é que Deus pra sempre será louvado por sua grandeza.
            Olhando para esse fato Bíblico podemos nos fazer uma pergunta. Por que, os ministérios de música das igrejas no Brasil têm passado por momentos tão difíceis? A Bíblia é bem clara quando fala da grandeza de nosso Deus. E temos visto ministérios com corações despedaçados, sem ânimos sem forças, e muitas vezes vazios.
            Faço outra pergunta! Se nós adoramos a um Deus que criou todas as coisas, por que agimos desta maneira na sua presença, isso é, se ele nos aceita. Isaias. 1. 12 Quando lhes pediu que viessem à minha presença, quem lhes pediu que pusessem os pés em meus átrios? 13 Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembleias cheias de iniquidade.
            Passei um bom tempo como líder de música de uma igreja do interior do Mato Grosso, e esse tempo me fez crescer muito como líder. Uma das coisas que mais aprendi como líder de música, é que, precisava dedicar um bom tempo para o ministério e para os meus liderados. Logo no início tivemos bastante dificuldade em construir um planejamento para o ministério. Já há tempos participava de ministérios. Antes de chegar ao Mato Grosso, era líder de um ministério com mais de 30 membros, e agora no MT era um novo desafio, outra realidade. No ministério anterior com tanta gente para administrar, com tantas dificuldades que havia passado, achava que tinha experiência o suficiente para lidar com um ministério em menor numero de pessoas, foi ai que começou o agir de Deus na minha vida. Como líder, eu precisava não só saber lidar com um grupo de pessoas, organizar repertório, horários de culto, programações com os outros departamentos da igreja etc. Deus queria que eu fosse um líder espiritual, um homem que amasse viver na presença de Deus e cuidando não só de um grupo, mas cuidando de vidas.
            Como lideres de louvor, achamos que o nosso trabalho é só cuidar do som, do repertório, da programação ou coisas desse tipo. Achamos que da vida espiritual do ministério quem deve cuidar é pastor da igreja. “claro! Ele é o pastor, esse povo é complicado demais”. O líder que pensa desta forma está pecando contra Deus. Pois Deus nos confiou vidas, pessoas para cuidarmos, quando aprendermos a cuidar de vidas, é ai começa a nossa liderança.
            Partindo para o nosso tema, o ministério de música esta desanimado? Por que isso? Meu líder vou te fazer algumas perguntas, que sejam sinceras as respostas.
Como anda a sua liderança?
Sua vida espiritual vai bem?
Você ora todo dia pelo ministério?
Você medita na Palavra de Deus todo dia?
Como esta seus liderados?
Sabe onde mora cada um de seus liderados?
Quantas vezes você os visitou?
Você conhece a dificuldade que cada um passa, ou tem no dia a dia?
Você liga para alguns durante a semana, procurando saber como ele (a) está?
Nos ensaios, você se preocupa em fazer um momento devocional que você preparou durante a semana?
Tem algum tema Bíblico que você estuda com o ministério?
Algum dia do mês, vocês se reúnem, para um momento devocional, em casa ou na igreja, só o ministério, para ver um filme, churrasco?
            Amados líderes, essa é uma tarefa difícil de produzir no ministério de música, muitas vezes o membro do ministério esta passando por um momento muito difícil na vida familiar, profissional, ou coisas desse tipo. Ele vai ao culto pela misericórdia, tem aquele momento de louvor que pra ele não fez diferença nenhuma, só foi porque dentro dele tem aquele sentimento de compromisso com o grupo, “só tem eu pra tocar, se não fosse isso eu nem iria hoje para o culto”. Já no finalzinho do culto tem aquela mensagem espremida pela programação do culto, agora só tem 15 a 20 minutos de reflexão, não se sabe se é uma mensagem de encorajamento, ou uma mensagem de autoajuda, pronto, terminou o evento “(culto)”. La se vai aquele membro pra mais uma semana de desconforto, lutas, desentendimento etc.
            Lembro-me de um período que passei por momentos parecidos, e em certo dia, tomei a decisão de caminhar mesmo sem ter forças. Chegando à igreja, vem àqueles membros com palavras erradas, em momentos que só você e Deus sabem o que se passa. “Vai chover hoje, você na igreja!” Amados que palavra diabólica, em vez daquele membro olhar para aquele que, faz dias não vai à igreja, olhar pra você e dizer. “amado irmão é um prazer estar com você neste dia na casa do Pai. Vamos juntos o louvar”. Você encontra uma recepção que te faz ficar constrangido. Como pessoas chamadas por Cristo para servir, precisamos ter bastante atenção neste ponto.
            Não sei por que Deus me fez digitar esse texto, pois garanto a vocês que o texto que iria digitar, não tem nada haver com o rascunho que havia preparado, mas como sabemos, Deus conhece todas as coisas e sonda os corações. Sl.139. 1 Senhor, tu me sondas e me conheces. 2 Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. 3 Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos. 4 Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. 5 Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim. 6 Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir. NVI

Quem sabe Deus não esta preparando essa reflexão para mim mais uma vez, ou para você que precisa de um tempo a sós com Deus, para rever o que você tem vivido como líder ou membro do corpo de Cristo. Para finalizar quero deixar um texto que amo muito.
Neemias 1.
A oração de Neemias
 1 As palavras de Neemias, filho de Hacalias: No mês de quisleu, no vigésimo ano, enquanto eu estava na cidade de Susã, 2 Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém. 3 E eles me responderam: "Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo". 4 Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus. 5 Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos, 6 que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti. 7 Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés. 8 Lembra-te agora do que disseste a Moisés, teu servo: "Se vocês forem infiéis, eu os espalharei entre as nações, 9 mas, se voltarem para mim, e obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática, mesmo que vocês estejam espalhados pelos lugares mais distantes debaixo do céu, de lá eu os reunirei e os trarei para o lugar que escolhi para estabelecer o meu nome". 10 Estes são os teus servos, o teu povo. Tu os resgataste com o teu grande poder e com o teu braço forte. 11 Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei.
            A responsabilidade daqueles a quem Deus chama para liderar um povo chamado e escolhido para servir a Deus. Neemias recebeu um chamado de Deus, ele se preocupou com aqueles que estavam em cativeiro, com os que estavam sofrendo na província devastada pelos inimigos. Veja o relato dos informantes: os que sobreviveram, estão em grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo.
            Quantos não estão dentro do ministério passando por esses momentos, os inimigos tem passado nos lares e tem feito uma grande devastação, muitos estão cativos e alguns que sobreviveram, estão em grande miséria e passando por humilhação, o muro foi destruído, porque o inimigo encontrou brechas e por ali eles invadiram o território e tudo esta pegando fogo.
            Qual deve ser a atitude de nós como lideres escolhidos e chamados para cuidar e ajudar o povo de Deus. A primeira atitude de Neemias foi lamentar e chorar e entrar na presença de Deus, pois só o Rei dos reis pode nos orientar e nos mostrar de qual forma podemos ajudar o Seu povo.

Que Deus nos ajude a liderar o ministério de acordo com a sua Palavra.

Josias Sillva.
Javé Nissi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.