POR QUE O MINISTÉRIO DE MUSICA SÓ CHEGA ATRASADO?




Hoje queremos escrever sobre essa questão, (horário).

Estive ausente por meses aqui do blog, isso por conta de horário, uma vida muito corrida e desgastante aqui na capital pernambucana, hoje temos um dos trânsitos mais complicados do Brasil. E com isso estive pensando e refletindo com alguns grupos musicais e com alguns membros da igreja do Senhor. O nosso questionamento é; por que temos chegados tão cansados em casa? Porque temos sofrido tanto nessa área de nossa vida?

Eu cheguei a um ponto a qual eu estava colocando a culpa do descaso com o meu ministério no trânsito, no cansaço, ou seja, em outras coisas, menos em mim. Faço parte de uma igreja onde tenho responsabilidades com o ministério local, independente de eu ser líder ou não, tenho esse compromisso. Mas muitas vezes fui negligente com horários. Estive fazendo algumas palestras em algumas igrejas e quando termino a palestra, sempre abro um espaço para conversarmos como membros dos ministérios de música para trocarmos experiências de vida ministerial, e para a minha surpresa, sempre vem a tona essa questão de horário.

Vou dar um pequeno exemplo:

O Ensaio do louvor é nos sábados as 19h00min

Temos 10 componentes no louvor, mas até às 20 horas só chegaram quatro. Esses quatro já estão esperando há meia hora pelos outros componentes, logo os quatro ficaram chateados porque os outros não chegaram e se canção de esperar pelos outros e vão embora chateados e revoltados com a falta dos outros. Às 20 horas e 40min chegam os outros componentes do louvor e perguntam pelos quatros que já se revoltaram e se foram. Essa rotina se renova toda a semana, o que esta faltando a esse ministério?

Ou seja, um grupo que se diz ministério de música, um grupo que diz que louva a Deus, não pode ter esse tipo de comportamento. Foi à reflexão que fiz na minha vida. Como posso dizer que Deus colocou esse ministério em minhas mãos se eu não tenho dedicado tempo pra ele?

Já palestrei em igrejas que ensaiavam as 07h00min da manhã de Domingo, pois os componentes trabalhavam e estudavam e o melhor horário para eles era no domingo pela manhã, com isso todos estavam logo cedo na igreja, terminava o ensaio e o ministério já emendava com a Escola Bíblia louvando e adorando ao Senhor. Isso achei maravilhoso e gratificante para a minha vida ministerial, esse grupo me mostrou compromisso com o Reino de Deus. Agora pense mais uma vez comigo. Esse grupo que mencionei acima dos 10 componentes, eles não ensaiaram, foram para as suas casas chateados uns com os outros, mas no domingo eles cantaram no culto da família, como será que Deus viu o louvor desse grupo? O que você imagina o que aconteceu? Que nota você daria para esse ministério de música?

Uma palavra de orientação para os membros do ministério de música; não faça as coisas de Deus relaxadamente, pois Deus ele não se agrada disso.

Uma palavra de orientação para o líder do ministério de música; organize-se, programa-se, pois você é o maior responsável pela desorganização do ministério.

Se o componente não esta podendo chegar no horário, mude o horário o dia, se isso não resolver troque de componentes, dedique tempo à obra do Senhor para desenvolver mais membros para o ministério, seja um caça talentos da casa do REI.

Lembro-me que já tive muito problema com músicos antigos de ministérios de louvor, e o que Deus me ensinou a fazer, sempre ponho em prática por onde passo. Virei caça talentos, muitas vezes coloquei jovens tocando no ministério de música, tocando com medo, nervoso, errando algumas notas, mas é um erro necessário, pois é dessa forma que o músico aprende a tocar é dessa maneira que formamos músicos, incentivando a juventude da igreja a desde cedo trabalhar no serviço do REI JESUS.

Estive por alguns meses em uma igreja dando aulas de canto e técnica instrumental e percebi que o ministério oficial da igreja estava tendo bastante problema com relação a componentes, horários e etc. esses jovens que estavam estudando comigo observei que tinham talento e o desejo enorme de louvar e fazer parte do ministério de música da igreja, com isso desenvolvi neles o desejo de servir a Deus louvando, mostrando para eles a responsabilidade que é estar no serviço da casa de Deus e eles entenderam a mensagem, com isso voltei-me para os antigos e comecei a explicar pra eles a situação desses jovens e que eles precisariam introduzi-los no momento de louvor, juntos em troca de experiências, um ajudando o outro. Hoje quem esta mantendo o louvor da igreja são exatamente esses jovens, pela misericórdia de Deus.

Voltando para o nosso tema horário:
O ministério precisa de uma programação.

·         Programação de estudos Bíblicos
Antes de cada ensaio, um período de reflexão Bíblica, não leiam alguns versículos, estudem a Palavra de Deus. Escolham temas como;
Santidade
Louvor e adoração
Serviço (Mordomia)
Dons e Talentos
Culto (esse é essencial para o ministério de música)
Obediência e etc... preparem apostilas com esses temas e outros e passem um período estudando sobre cada tema proposto no programa de estudos.

·         Programação de lazer e comunhão
O ministério de música se encontrar em um lugar fora do ambiente templo, na casa de um dos membros, para comerem uma pipoca, assistir um bom filme, ou um show evangélico em DVD etc... Esse é um momento só de diversão para o ministério. Isso traz comunhão e um bom relacionamento entre os membros do ministério, por que vocês se conhecerão melhor e conhecerão as dificuldades uns dos outros.

·         Programação de ensaios (vocal e instrumental)
Os membros do ministério deve ter um cd do repertório, para estar escutando e estudando esse repertório em casa. Muitas vezes só tocamos a música do repertório ou deixamos pra pegar a música no ensaio “isso é perca de tempo”.
Deve-se ter um momento de ensaio vocal
Deve-se ter um momento de ensaio instrumental
Deve-se ter um momento para se juntar as duas áreas e fechar o ensaio da melhor maneira possível. Uma das coisas que se reclamam muito por onde passo é com relação ao tom das músicas, pois esta alto demais para as cantoras, ou para os cantores e os músicos não trocam a tonalidade, por que acham que os cantores são fracos na técnica vocal ou coisa desse tipo. Isso esta errado, pois a música de tal cantor foi preparado pra ele (a) no seu timbre de voz, todas as pessoas tem uma extensão de voz diferente, tem uns que cantam mais alto e outros que não conseguem alcançar aquela tonalidade, e o músico inteligente deve fazer o simples, diminuir o tom se a música estiver alta, ou aumentar o tom se a música estiver baixa.

Amados de Jesus Cristo, tudo deve ser feito com decência o ordem e tudo tem que ser feito como se fosse para o Senhor.

1Co 14.40 Mas tudo deve ser feito com decência e ordem. NVI

Ef. 6. 7 Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos homens,
8 porque vocês sabem que o Senhor recompensará cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre. NVI

Que Deus nos ajude a lhe oferecer um louvor digno de aceitação.


Josias Sillva
Javé Nissi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.