Como anda o ensaio do Ministério de Louvor?






Existem várias dificuldades que podemos apontar quando se trata do ensaio do louvor da igreja. A princípio queremos tratar de 10.
Neste texto não quero tratar de algo espiritual, mas sim de algo técnico que acontece nos ensaios dos louvores. Vamos tratar cada um desses pontos abaixo.

1.      Horário
2.      Combinação de dias para que todos estejam
3.      Tempo de ensaio
4.      Brincadeiras no ensaio
5.      Desorganização dos ensaios
6.      Passagem de músicas não é ensaio
7.      Qualidade do som e cabos
8.      Qualidade dos instrumentos
9.      Espaço físico para o ensaio
10.  Falta de compromisso com o ensaio

1 – Horário de Ensaio
Esse é um dos fatores que deixam muitos desorientados e chateados no ministério de música da igreja, à falta de compromisso com os horários. É preciso estabelecer um horário para que todos estejam no ensaio, sabemos que muitos que fazem parte dos ministérios, são jovens que fazem faculdades, cursos, estudam etc. mais isso não pode ser desculpa para que o ministério não tenha um horário especifico para esse fim. Aquele que não cumpre bem esses horários agendados deve ser analisado a sua situação e disponibilidade, se esse em algum momento não puder cumprir com os horários, o mesmo deve ser afastado do grupo. E isso deve ser feito com carinho, na conversa sem que haja desavença ou pressão psicológica sobre aquele membro do grupo. Lembrando que tudo deve ser feito com decência e ordem. É de grande importância que todos cheguem no horário marcado, porque com isso todos ganham tempo e a situação nessa área fica sobre total controle, sem deixar brechas para satanás minar o grupo neste ponto.

2 – Combinar os dias para que todos estejam nos ensaios
Esse é muito parecido com o do horário, mas sabemos que muito dos músicos sacrificam esse dia para ir a um casamento, festa de parente amigo etc. isso não quer dizer que você não possa ir a um evento de parentes e amigos. Mas o que precisa ser feito e entendido neste ponto é; todos têm compromissos, e esse é um dia importante para o louvor ensaiar, deve ser um dia sagrado, é um dia que vou dedicar para desenvolver o meu talento para a obra do Senhor Jesus. Mas muitos deixam pra fazer outras coisas exatamente neste dia, porque não acha importante o dia do ensaio, “já sei qual musica vou cantar domingo, não precisa eu ir, todos os ensaios são a mesma coisa”. Isso é o que muitos pensam ou acham do ensaio do louvor, lembrando que não estou tratando do assunto de uma forma espiritual e sim mais técnica. Amados lembre-se que esse é um dia muito importante para o louvor da igreja, é neste dia e horário que escolhemos as musicas, trabalhamos o novo repertório do ministério. São as musicas que tocam vidas no período de culto ao Senhor, são musicas que expressam Jesus Cristo ao mundo, será que isso não é importante para a equipe entender a importância do dia de ensaio? Que o Senhor vos ajude a ter esse dia agendado.

3 – Tempo de ensaio
Esse é interessante, pois, tem pessoas que ficam tão perturbados nos horários de ensaios, perturbando o líder ou o organizador para acabar logo o ensaio, pois tem um compromisso logo depois. Vamos pensar! Na maioria das vezes os ensaios são no horário da noite e sempre terminam às 21:00 hs. Para onde essa pessoa vai a essa hora? E que compromisso tão importante é esse? Estranho né? Outra coisa é que muitos marcam meia hora ou no máximo uma hora pra ensaio, e acabou-se, já estão fazendo aquela oração rapidinha pra irem todos embora para aquele tal compromisso. Dediquem tempo para os ensaios, não deixem de cuidar disso, pois quanto mais dedicamos tempo pra os ensaios, mais qualidade sonora terá o ministério. Tudo leva tempo.

4 – Brincadeiras nos Ensaios
Veja que tudo tem haver, uma coisa puxa outra, horário, dia, tempo e agora brincadeiras. Existe acredito eu que em todos os ministérios um (tira foco), aquele que leva a vida só com brincadeiras, não se liga em nada, sempre este disperso e mais, lava alguns com ele no momento que é só dele, (sem foco). Com isso perde-se tempo às horas se passam e os ensaios viram momentos de lazer e diversão, onde se poderia literalmente ganhar tempo para o reino do Senhor. Neste ponto o líder dever ter um pouco de pulso firme, todos sabem quem é o tira foco do grupo, e esse tem que sempre estar sendo chamado para o foco, “o ensaio”. Se isso acontecer sempre, o líder deve chama-lo a parte e conversarem sobre isso, o líder deve mostrar não só esse ponto negativo, mas mostrar-lhe as suas qualidades e o quanto ele pode ser útil naquele momento tão importante para o ministério.

5 – Desorganização dos Ensaios
Culpa do líder do ministério, se tudo esta desorganizado é porque ele não delegou tarefas e se delegou os seus liderados não a cumpriu. Existem algumas formulas que vários maestros usam para organizar uma orquestra, se um maestro de uma orquestra deixa mais de 100 músicos organizados, porque as igrejas com os ministérios de poucas pessoas andam sempre desorganizados? Algumas dicas para o organizador. Delegue tarefas para os membros do grupo. (vocal, Instrumentos Harmônico, Instrumentos Melódicos, Som, Geral, seleção de musicas, arranjador etc.) O do vocal a responsabilidade dele é preparar o vocal daquela musica, o do instrumento harmônico de cuidar das cifras e de que cada musica tenha a mesma linguagem na harmonia, já vi muitos grupos, os músicos tocando acordes errados, o baixo vai pra Dó, e o tecladista em Mi Sustenido, o guitarrista em Dó dobrado sustenido e por ai, imagine a harmonia deste grupo! O dos instrumentos melódicos cuida das melodias dos instrumentos que fazem os solos, o do som cuida dos efeitos que irão usar nos dias de cultos ou nos eventos, do geral esse junta todos os departamentos do ministério e faz um ensaio geral, esses ensaios podem ser separados, cada dia um grupo pode ensaiar e se a igreja for grande, cada um em um espeço da igreja, é só questão de organização. Se forem músicos de percepção auditiva, escuta bastante a música, cifra tudo faz anotações, se for músico formado em escolas de musicas, prepare com antecedência as partituras, isso se chama organização, planejamento de ensaios. Fazendo isso os ensaios terão melhor rendimento e todos ganharão tempo com isso.

6 – Passagem de Música não é Ensaio
O que é isso? Existe uma pratica de todos os ministérios que conheci na minha jornada de trabalho ministerial, os ensaios dos grupos passaram a ser, passagem de musicas. O que quero dizer é; todos os ensaios se passam as mesmas musicas que já toca há anos, décadas na igreja. Quer um exemplo?
“Domingo dia de culto, vamos cantar Grande é o Senhor”. Essa música já é uma música que os instrumentos já tocam sozinhos, e os músicos insistem e ensaiar essa música pra tocar domingo, e o mais louco de tudo é que temos que chagar um pouco antes do culto para passar ela novamente. Entenderam o ponto. Os ensaios amados servem pra vocês organizarem os erros que comentem nas musicas que já tocam e para colocar novas musicas no ministério, pra isso todos devem ter uma coletânea das musicas que serão colocadas no repertório e os músicos ensaiarem em casa essas musicas, é outra coisa que acontece às vezes aquele ministério tem essa coletânea, e essas musicas são para colocar no repertório do louvor, mas ninguém escuta, ou treina em casa, e o mais incrível, estamos na hera da tecnologia, temos celulares e equipamentos eletrônicos sofisticados, mas não temos uma música do repertório no cartão de memoria de nossos maravilhosos equipamentos de ultima geração. Engraçado isso né? Temos todo tipo de coisa no cartão de memoria, menos o repertório do louvor, não tem espaço suficiente pra isso. Nos cultos quando o louvor toca, os cantores vão para o refrão e as cantoras pra o final, os músicos cada um num campo harmônico, ai ficam-se olhando um para o outro com um sorriso estampado no rosto, imagino que estão se achando! Amados os ensaios serve pra isso, cuidar dos erros, anotem as musicas que vocês estão tendo dificuldades, e ensaiem-na até que todos fiquem sem alguma duvida e nos dias de cultos vocês possam adorar ao Senhor que é digno de receber o nosso melhor.

7 – Qualidade do som e cabos
Esse ponto meus amados é quase 100% das igrejas que não cuidam de seu sistema de som e mais, a pessoa que toma conta, é um leigo no assunto, não entende nada de equipamento de só, acha que um alto-falante é um carro falante. Entenderam o trocadilho? Alto = carro falante ah! Deixa pra lá. Muitas igrejas têm uma velharia no equipamento de som, equipamentos danificados, cabos com ruídos no momento de culto, instrumentos sujos, danificados é uma coisa de outro mundo. O que se precisa entender é; todos do ministério têm responsabilidade com os equipamentos da igreja, o responsável pelo som deve ser uma pessoa que entenda e conheça a área, que cuide e agende um dia para que os membros possam ir à igreja e façam um mutirão para a limpeza dos equipamentos e instrumentos da igreja, aqueles que estão danificados, ou consertar, ou se faz uma campanha para arrecadação de verba, para a manutenção. Muitas vezes Deus não tem abençoado essa igreja por negligência mesmo com as coisas da casa do REI JESUS. Devemos ser fieis ao Senhor no pouco, pois sobre o muito ele nos colocará, devemos ter zelo pelos equipamentos da igreja, se cuidarmos o pouco que temos, limpando, fazendo manutenção periódica, amados com esse cuidado o Senhor é fiel e pode sempre estar renovando os equipamentos da igreja, e cada vez mais a qualidade de som melhorar e com isso todos ganham a igreja, os músicos, pois terão equipamentos de qualidade e um som excelente para expressar Jesus Cristo em suas canções. Pra isso todos devem ter responsabilidade com o som de sua igreja local.

8 – Qualidade dos Instrumentos
Esse é muito ligado com o ponto anterior, mas eu quero tratar só de um ponto que acho muito importante. Antes de tratarmos deste ponto, quero fazer uma pergunta aos músicos de plantão; pense comigo!

Se o seu instrumento está na mesma situação ao da sua igreja, como você reagiria? Estou aqui pensando naquele instrumento cheio de sujeira, cordas enferrujadas, teclado amarelo de poeira... Se for o seu instrumento, você o deixa ficar nessas condições. Agora pensa mais uma vez comigo. Esse instrumento não é na verdade teu, foi Deus quem te deu, porque não cuidar do instrumento que fica na casa D’le? Essa parte também tem haver com o líder, ele precisa observar se os membros do louvor estão cuidando dos equipamentos da igreja, se estão levando pra casa e danificando o equipamento e etc. cuidem da casa do Senhor, pois foi ele quem nos deu e devemos ter zelo pela casa do Senhor.

9 – Espaço físico para os ensaios
Esse ponto, não tivemos muita dificuldade de encontrar pontos negativos, muito ministérios não ensaiam na igreja, pois tem dificuldades de relacionamento com aquele que cuida da chave do templo. Os do grupo acham que esse só quer ser o dono do templo, “esse ai reclama de tudo, só vive resmungando, reclamando, nunca esta satisfeito”. Ou coisa desse tipo. O da chave acha que, “esses do ministério só fazem bagunça e nunca deixa as coisas organizadas, nunca deixam as coisas como encontraram”. Ai vão para estúdios de aluguel pagam horas de ensaio, tudo é feito nas carreiras pra não se perde dinheiro e tempo, pois o valor é alto a se pagar. Ai vem aquele ponto do tempo e horário, quando se tem espaço disponível não se presa o tempo, nem o dinheiro que se gasta de energia no templo, mas quando vão a um estúdio de ensaio, todos se preocupam com horário, com o seu bolso, pois afinal o dinheiro irá sair do bolso de cada um. Em fim, todos devem se suportar e viver a Palavra do Senhor, amar uns aos outros no temor do Senhor, pois isso é o que ele deseja. E deixarem as picuinhas de lado, pois todos trabalham para o Reino do Senhor Jesus.



10 – Falta de Compromisso com os Ensaios
Neste ponto não vou me estender. Esse se resolve de uma maneira simples, conversa-se com o envolvido, com o sem compromisso e o afasta do grupo, simples e direto. Mostre-lhe biblicamente o quanto ele esta sendo negligente com a obra do Salvador e deixe isso bem claro, lembre que não são as suas palavras e suas opiniões, mas a Palavra de Deus quem nos exorta a vivermos de uma forma digna para o Rei Jesus, compromissado com o seu Reino.

Que o Senhor nos ajude
"E agora, ó Israel, que é que o Senhor, o seu Deus, pede a você, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma,
Deuteronômio 10:12



Josias Sillva
Javé Nissi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.