E há diversidade de dons, mas o Espírito.
E há Diversidade de ministérios, mas o Senhor.
E há diversidade de Operações, mas o mesmo Deus.

Os dons Espirituais


1 Co. 12. 1-11

1 Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes. 2 Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos. 3 Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: "Jesus seja amaldiçoado"; e ninguém pode dizer: "Jesus é Senhor", a não ser pelo Espírito Santo. Mc 9:39; Jo 13:13; 1Co 8:6; [Fp 2:11]; 4 Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Rm 12:6; 1Pe 4:10; [Rm 12:5]; 5 Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. 7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. 8 Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; 9 a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; 10 a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. [Rm 12:7]; 11 Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer. Rm 12:3; Rm 12:6; Ef 4:7; 1Co 7:7; 2Co 10:13;

V1. Não sejais ignorantes
V2. Éramos desviados de várias maneiras
V3. Compreendam que ninguém fala pelo Espírito e diz; “Jesus seja maldito”. Também ninguém pode dizer Jesus é o Senhor, a não ser que seja guiado pelo Espírito de Deus.

Confesso que fiz muitas leituras deste texto, e em muitas vezes fiquei com dúvidas sobre o que esse texto queria dizer. Mas numa tarde meditando nele o Espírito de Deus abriu o meu entendimento sobre este ponto tão importante de sua Palavra. Entendendo percebi o quando é imprescindível ministrarmos sobre este tema, dons espirituais e culto.
Sempre tenho digitado vários textos sobre esse tema, e nunca me canso de estudar sobre o assunto, porque sei o quanto é importante para minha vida espiritual. Não é fácil vivermos em um mundo tão globalizado, aonde as informações chegam a todo instante nas mídias eletrônicas. Percebemos o tanto de igrejas que tem surgido pelo mundo, muitas com ensinamentos de demônios. Que Deus nos ajude a não cairmos nessa armadilha de satanás, queremos sim falar do amor de Cristo Jesus.

Amados de Jesus, voltando ao texto, percebemos a ação da Trindade no meio da igreja, a ação do Pai, do Filho e do Espírito Santo na distribuição dos dons espirituais, e esse é um tema que desapareceu dos púlpitos das igrejas, pastores, líderes que não se preocupam em ensinar a Verdade Revelada. Vivemos numa época aonde as pessoas estão em busca do mais rápido, (da benção chamada “fast food” comida rápida, aquilo que não se há tempo para esperar, preciso com urgência, e não quero nem saber como estar sendo preparado, o que importa é que seja rápido). E com isso igrejas com membros e congregados obesos espiritualmente. Resolvi novamente falar sobre este tema porque em muitos casos percebemos uma forma forçada do “preletor ou ministro de música” diante de uma congregação, procurando animar a plateia, tentando atingir o emocional das pessoas. Quando essas são atingidas no emocional, aí vem o choro, só que esquecemos que existem vários tipos de choro, “lamento, culpa, remorso, alegria, medo”... muitos apelam para a aeróbica, gritaria e etc. terminando o “culto evento” todos vão aliviados para suas casas, porque o alimento saiu rápido e saem para mais uma semana sem compromissos com Deus. Esperando que, na próxima semana esse alimento se repita e alivie mais uma vez fome da plateia.

Mas o que esse texto nos revela é a organização que a Trindade tem num culto espiritual, percebemos o trabalhar do Espirito agindo no corpo da igreja, ativando os dons espirituais, profecia, línguas... O Senhor trabalhando em cada ministério Palavra, louvor, exortação... E Deus atuando em todos, derramando o seu poder sobre a igreja e com isso todos são edificados e constrangidos a viver uma vida de adoração e comunhão.

Essa é uma verdade que todos precisamos entender, não é por nossas palavras, força, malabarismos que o culto será espiritual, mas pelo contrário, precisamos ser guiados pelo Espírito de Deus. A Trindade é que opera no corpo da igreja e todos somos atraídos para uma atmosfera de adoração. Ou seja, Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. Sl. 115.1

            Existe uma organização celestial para alimentar a minha vida em um culto de adoração a Deus, mas se essa organização não acontecer de minha parte, como serei abençoado? Ou como a adoração que decidi oferecer, será aceita por uma Trindade organizada, se o que eu ofereço esta bagunçado. Esta de uma forma que eu organizei e decidi oferecer. O texto diz no v3b e ninguém pode dizer: "Jesus é Senhor", a não ser pelo Espírito Santo. A Palavra diz que Deus é espirito e que seus adoradores devem o adorar em espírito e em verdade. Jo. 4. 24. Toda adoração tem que estar ligada pelo Espírito Santo e de acordo com a Palavra, “Cristo Jesus”. Pois ele é a Verdade. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". Jo. 8.32.


            Meus irmãos que os nossos dons e talentos sejam guiados por essa Trindade tão organizada, sendo assim a nossa adoração edificara não só a nossa igreja, mas todos aqueles que nos ouvirem, porque o Espírito testificará em seus corações e eles reconhecerão que Cristo Jesus está em nosso meio. 1Co 14:24-25 (24) Mas se entrar algum descrente ou não instruído quando todos estiverem profetizando, ele por todos será convencido de que é pecador e por todos será julgado, (25) e os segredos do seu coração serão expostos. Assim, ele se prostrará, rosto em terra, e adorará a Deus, exclamando: "Deus realmente está entre vocês! " NTLH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.