Quero começar essa historia com um tema em minha opinião imprescindível para nossa vida cristã O CULTO.
Começo com este tema porque, temos recebido uma avalanche de novos modelos de cultos nas igrejas do Brasil. Começo com este tema porque, tenho visto e ouvido de alguns lideres eclesiásticos o clamor por pais e mães espirituais, que abracem a causa de Cristo Jesus, temos lamentado e chorado por nossa igreja. Temos orado por pastores, lideres e ministros da Palavra de Deus para que despertemos e voltemos ao Primeiro Amor. Ap.2.1-7
Creio que em meio a essa avalancha tem alguns que estão com as vestes brancas (Ap. 3.4) e lutando contra o que tem invadido a casa do Senhor. Como ministros do Senhor Jesus, precisamos conduzir vidas a comprarem ouro refinado pelo fogo, para se enriquecerem, vestiduras brancas, para se vestirem, a fim de que não seja manifesta a vergonha da nudez, e colírio para ungires seus olhos, a fim de que vejam, porque, Deus tem nos corrigido e nos disciplinado, porque ele nos ama e nos convida ao arrependimento. (Ap. 3.18,19).
Muitos lideres tem dormido e não tem visto o que tem acontecido de errado e o quanto os cultos que temos criado e oferecido a Deus, tem fugido do modelo Bíblico que ele mesmo instituiu para seu povo, sua igreja.
Temos ouvido de muitos que se dizem pregadores da Palavra de Deus que, estamos na era da graça e não precisamos mais olhar para o Antigo Testamento, para oferecermos um culto a Deus. Totalmente errado esse pensamento.
Se eu tenho um livro que é o modelo de fé, regra e pratica pra seguir, não posso anular algumas paginas, ou alguns livros e viver da maneira que eu penso e acho. Em seu livro (“O Culto Cristão” ED. Mundo Cristão), Augustus Nicodemus Lopes faz uma colocação maravilhosa na apresentação do livro. “O Culto publico é o aspecto mais visível da vida das igrejas evangélicas. É, também, uma das áreas da vida eclesiástica mais sujeita a distorções em prejuízo da integridade espiritual dos fieis e do seu testemunho diante do mundo. Nos dias atuais, às praticas litúrgicas de muitas igrejas têm revelado pouca preocupação com os princípios e modelos Bíblicos, gerando superficialidade, falta de equilíbrio, fascinação por modismos e descredito para a causa de Cristo.”
Tem acontecido uma avalanche de ministérios de pastor tal, bispo tal, apostolo tal, e o ministério Principal de Jesus Cristo não tem sido divulgado. Igrejas tremulam bandeiras, logomarcas, slogans, impérios e a Palavra de Deus sendo a ultima coisa a ser mostrada e anunciada. Em sua primeira carta Paulo escrevendo a Timóteo. Paulo adverte a Timóteo que continue na cidade de Éfeso, para advertir e ensinar as pessoas sobre o amor e a uma fé não fingida.
I TIMÓTEO 1
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, esperança nossa. 2 a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. 3 Como te roguei, quando partia para a Macedônia, que ficasse em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinassem doutrina diversa, 4 nem se preocupassem com fábulas ou genealogias intermináveis, pois que produzem antes discussões que edificação para com Deus, que se funda na fé... 5 Mas o fim desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência, e de uma fé não fingida;
Hoje temos muitas fabulas sendo apresentadas nas igrejas, muitos rituais desnecessários, muitos movimentos e quando chega no horário da palavra ser ministrada, isso é, quando existe algum tempo pra palavra, da uma canseira um enfado, o cansaço da semana toda aparece, tudo muda. Vemos muitas pessoas nas igrejas quase levitando de tanta unção, mas quando olha para o lado e ver aquele irmão ou irmã diz, não vou com a cara de fulano(a).
Tem outro lideres dizendo publicamente em rede de comunicação que, “tem alguns teólogos e estudiosos que estão com inveja de nossas igrejas, que tem crescido, Deus tem derramado do seu Espírito em nosso meio, Deus tem feito milagres em nosso meio”. Para esses lideres posso trazer uma reflexão bem simples de Jesus Cristo.
“Mt. 7. 15-23 15 Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. 16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus.18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons.19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”.
A pergunta é:
Temos oferecido um culto em espírito e em verdade um culto racional ao nosso Deus?
Quando Apocalipse mostra a carta das sete igrejas sempre nos colocamos na Filadélfia.
Mas será que estamos sendo fieis?
Deus tem conhecido as nossas obras?
Já pensamos em nos colocar como na primeira igreja a de Éfeso?
Será que não precisamos voltar ao primeiro amor?
Será que não precisamos olhar um pouco para traz e vermos onde caímos e voltarmos ao arrependimento?
Deus continue nos conduzindo cada dia ao arrependimento.
Josias Sillva, buscando a santidade.
HEBREUS 12.14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.
Javé Nissi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.
Os comentários aqui postados, logo respondrei.