LOUVOR E ADORAÇÃO

QUAL O SIGNIFICADO DESTA PALAVRA LOUVOR?
Sl 100.1,2
Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra!
Prestem culto ao Senhor com alegria; entre na sua presença
com cânticos de alegres, (NVI).
O Significado e o Propósito do "Louvor".
·                    NO HEBRAICO; Elogio
·                    LINGUA PORTUGUESA
s.m., acto de louvar; Elogio; Apologia; Glorificação.

Louvor, em seu significado primário, não se refere diretamente ao louvor a Deus. O dicionário Aurélio lista os seguintes significados para o termo: 1. Louvação. Elogio, Glorificação, exaltação.
O Dicionário online Priberam (http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx)
Fornece a seguinte definição: s. m., ato de louvar; elogio; apologia; glorificação. Vemos assim que, o louvor é, simplesmente, o ato de maior elogio ou elevação que se pode fazer. E, evidentemente, um elogio pode ser aplicado a coisas e pessoas que tenham méritos para isso. Porém o que nos interessa aqui é o louvor a Deus. Afinal, se podemos elogiar a coisas e pessoas, quanto mais ao grande Deus que criou todas as coisas e pessoas! Assim, o louvor dirigido a Deus é o significado que estaremos analisando a seguir.
QUEM DEVE LOUVAR A DEUS?
·                    Sl.150.6 Tudo o que tem vida louve ao Senhor! Aleluia!  (NVI).
Todo ser...
·                    SL.69.34 Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move.
Toda criação louva...

PORQUE DEVEMOS LOUVAR A DEUS?
Esses versículos oferecem-nos várias razões que mostram porque Deus deve ser louvado e adorado.
·                    POR SUA GRANDEZA: Sl.99.1-9
·                    PORQUE TODA GLÓRIA É DELE: Is. 43.7
·                    PORQUE ELE NÃO DÁ SUA GLÓRIA A NINGUÉM. Is. 42.8

ONDE SE LOUVA A DEUS?
Para louvá-lo não precisamos de um lugar físico especifico, mas de um lugar especial, tem que ser em espírito. Precisamos sim em todo tempo em todo momento o louvar, porque ele é digno de ser louvado.

Sl. 149.1 1 Aleluia! Cantem ao Senhor uma nova canção, louvem-no na assembleia dos fiéis. 2 Alegre-se Israel no seu criador, exulte o povo de Sião no seu rei 3 Louvem eles o seu nome com danças; ofereçam-lhe música com tamborim e harpa. 4 O Senhor agrada-se do seu povo; ele coroa de vitória os oprimidos. 5 Regozijem-se os seus fiéis nessa glória e em seus leitos cantem alegremente! 6 Altos louvores estejam em seus lábios e uma espada de dois gumes em suas mãos, 7 para imporem vingança às nações e trazerem castigo aos povos, 8 para prenderem os seus reis com grilhões e seus nobres com algemas de ferro, 9 para executarem a sentença escrita contra eles. Esta é a glória de todos os seus fiéis. Aleluia! (NVI)

Louvar em todo tempo, em todo momento, muitas vezes achamos que o louvor tem que ser só na igreja, ou em momentos que nos reunimos com outras pessoas, não, a Palavra nos instrui a louvar a Deus em todo tempo.
O salmista nos ensinou onde o Senhor deve ser louvado, Sl.150 O livro dos Salmos conclui com este canto de louvor a Deus. O imperativo Elogiem, repetido dez vezes, dirige-se não somente à comunidade de Deus, congregada no templo, mas também aos habitantes do céu e a todos os seres viventes (V. 1,6). v3-5 Estes instrumentos musicais estavam acostumados a acompanhar os cantos no culto do templo. Cf. 1 Cr 15.16; Sl 149. v3. Como pôde ter sido mais claro a mensagem? O escritor diz aos indivíduos que elogiem a Deus. Que forma tão adequada para terminar um livro de louvor, com um fôlego direto para que você elogie a Deus também. Recorde elogiá-lo todos os dias! Não o louve em alguns momentos, mas louve-o em todo o momento.

Sl.96 1-4. 1 Cantem ao Senhor um novo cântico; cantem ao Senhor, todos os habitantes da terra! 2 Cantem ao Senhor, bendigam o seu nome; cada dia proclamem a sua salvação! 3 Anunciem a sua glória entre as nações, seus feitos maravilhosos entre todos os povos! 4 Porque o Senhor é grande e digno de todo louvor, mais temível do que todos os deuses!

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO LOUVOR A DEUS
É fruto do Espírito Santo
(Hebreus 13:15; Filipenses 2:13);
Destaca a Sua dignidade em ser louvado
(II Samuel 22:4; I Crônicas 16:25; Salmos 18:3; 48:1; 145:3; 148; 150);
Deve partir de um coração plenamente
Consciente de sua condição diante de um Deus supremo, perfeito e santo.
(Sl. 138:6; 147:6; Is. 57:15; 66:2; Mq 6:8; Mt 5:3; 18:4; Ef.4:1-2; Cl. 3:12; I Pe 3:8-9; 5:5);
Toda arte, técnica e gosto humanos tem que estar absolutamente consagrados, para que possam ser apresentados diante de um Deus supremo, perfeito e santo. Não há LOUVOR sem humildade e consagração.
(Lv. 11:44-45; 19:2; 20:7-8, 26; Sl. 24:3-4; Ro.  12:1-2);
O louvor, uma vez que é parte da adoração, tem que ser dirigido única e exclusivamente a Deus.
(I Cr. 16:8-11; Sl. 16:2; 98:4-6; 113; 117; 147; 148; 149; 150; Cl. 3:23-24).




ADORAÇÃO
Verdadeira Adoração à palavra hebraica que, mas se usa para “adoração” no velho testamento significa “inclinar-se”. É o caso, por exemplo, em Gn 18.2. A palavra grega que geralmente se utiliza no Novo Testamento é “proskuneo”, e significa “prestar honra”, tanto a Deus como aos homens.

Adoração no A.T e no N.T
Há duas palavras no A.T. significando adoração: uma delas, em certos lugares, tem o sentido de fazer ‘reverência’, ‘inclinar-se’ (Dn 2.46; 3.5); a outra se usa a respeito do culto prestado ao SENHOR e a outros deuses ou objetos de reverência (Gn 24.26, 48, etc.; Êx 34.14; Dt 4.19, etc.). No N.T. a palavra mais frequentemente empregada significava, na sua origem, beijar a mão de alguém, como sinal de consideração, fazendo-se uma inclinação respeitosa. É usada com as seguintes significações: adoração a Deus (Mt 4.10); reverência para com Jesus Cristo (Mc 5.6); e culto idólatra (At 7.43; cf. Ap 9.20; 14.9; 22.8,9).

João 4.23,24.
Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e verdade”.

A Palavra diz que a adoração tem que ser! EM ESPÍRITO  EM VERDADE

EM ESPÍRITO
Jesus aponta para o coração, para natureza íntima do homem, a adoração em espírito pressupõe, portanto, da parte do adorador, uma transformação espiritual, um coração convertido pelo Espírito de Deus. Por diversas vezes Jesus condena a atitude hipócrita dos fariseus que enfatizavam a observância de formas e ritos religiosos externos, mas eles tinham um coração impuro, pecaminoso, mais preocupado com aparência externa do que com a sinceridade e pureza dos seus corações e motivações.

EM VERDADE
            Os Judeus adoravam Aquele que conheciam, porque a eles haviam sido confiados os oráculos de Deus. (Ro. 3.22).
            isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção.
            Afinal, a salvação vem dos Judeus (Jo.4.22) embora a maioria deles faltasse sinceridade, e mesmo que a forma de adoração houvesse sido bastante corrompida com acréscimos e negligências. Os samaritanos, entre tanto, não tinha a forma, o modelo de adoração: “Vós adorais o que não conheceis”. ADORAÇÃO Se queremos agradar a Deus através do culto somente a ELE devido, devemos procurar saber, através da Sua Palavra, como ELE deseja ser cultuado. Adorar é expressar nossa alegria e gratidão na presença de Deus.

Está claro que é dever de cada criatura inteligente adora a Deus. Os anjos o adoram (Ne 9.6). Os seus santos s adoram. No Evangelho eterno os homens santos são chamados a dar glória a Deus e a adorá-Lo (Ap 14.7). E dentro em breve tudo que há sobre a terra o adorará (Sf 2.11;   Zc 14.16; Sl 86.9).

VERDADEIRA ADORAÇÃO
Qual a sua visão com relação a esse tema?
O que você tem procurado estudar a respeito da adoração?
Precisamos aprender muito sobre adoração e, cada vez mais, reconhecer que esse é um assunto sobre o qual devemos buscar em Deus esta verdade. Peça para o Espírito Santo abrir seu coração e que eu e você tenha  um entendimento mais amplo dessa verdade. Entendo que Deus não busca adoração, pois, dela o céu está repleto. Compreendo, pela Palavra, que Deus procura adoradores mais que adoração que eles o façam em espírito e verdade.

PORQUE HÁ ESCASSEZ DE VERDADEIROS ADORADORES?
         O preço de se prostrar-se.
Tudo tem seu preço. Em J0.4.23 diz; Os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade. (Isso significa perder o controle da própria vida) At.17.28

         O preço de aproximar-se do trono.
Entrar na presença do Senhor exige muita responsabilidade, e poucos querem assumir. Sl.65.4
Passamos por um momento muito delicado na história da igreja do Senhor, os cultos que temos oferecido a Deus, são modelos que temos criado e modelado ao nosso gosto. Porque isso tem acontecido?
            Um ponto principal hoje é que estamos procurando satisfação rápida para os nossos problemas, temos tido Deus muitas vezes como o gênio da lâmpada, que não só oferece três pedidos, porque se for só três, não me satisfaz, preciso me realizar de alguma forma, então tenho que pedir... Não tenho oferecido nada mais ao Senhor, porque os planos mudaram, eu agora preciso só receber, porque Deus está ai pra isso. E esse pensamento tem nos afastado de Deus e da verdadeira adoração. Irei entrar em um ponto muito complicado que tem acontecido nos ministérios de louvor das igrejas do Senhor Jesus. Eu considero esse ponto como (PERIGO A VISTA). Como funciona isso? É simples.


           
FALTA DE CONHECIMENTO
Basta olharmos para os músicos e cantores de nossas igrejas a falta de conhecimento da Palavra de Deus, quando começam a cantar ou tocar, parece um grupo de estrelas, um grupo de artistas. Que ver esse grupo ficar com raiva do pastor da igreja, ou com o líder? Diga pra eles que não vão tocar nos próximos domingos, é nos domingos! Porque durante a semana eles não aparecem na igreja, tomam chá de sumiço. Com exceção daqueles que estudam, ou trabalham e chegam tarde durante a semana.
Oseias 4. 6 Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.

Amados estou falando com propriedade do assunto, porque sou musico, estudei 9 anos piano, sou líder de louvor da igreja, e sinto essa dificuldade na pele, com relação a rejeição que músicos e cantores tem com a Palavra de Deus. Certa vez cheguei no culto no domingo cochichei no ouvido do pastor presidente da igreja dizendo, hoje queria que o senhor não desse oportunidade para o louvor, ele olhou pra mim franzindo a testa, e me fez a pergunta, porque?
E lhe falei baixinho, depois conversamos sobre o assunto, e preciso de sua ajuda no próximo ensaio do louvor, gostaria da sua presença. No culto vocês imaginam a situação, a cara de cada um pra mim, sem entender o que estava acontecendo, e o porquê de não receber a oportunidade para cantar e tocar. No ensaio vieram as perguntas que tanto queriam respostas. Por quê?
Ai entra os questionamentos pessoais, os rituais que criamos no culto a Deus, muitas vezes fui tachado de chato, porque tomava atitudes, às vezes de chocar eles, e sempre os conduziam a Palavra de Deus para que eles entendessem que não estamos fazendo parte de um ministério da igreja, só no domingo, ou para sermos aquela estrela do culto. Onde o brilho e a honra só pertencem a Deus, acredito que vocês que estão lendo esse texto estão curiosos pra saber por que não tocamos por vários domingos. É simples, se não tenho compromisso com o ministério que o Senhor me confiou durante a semana, que diferença faz em tocar no domingo? Muitos só apareciam no domingo à noite e durante a semana não apareciam. Pra que tocar no domingo? Com essa atitude eles tomaram um choque grande comigo, ai tive que refletir com eles baseado na Palavra de Deus com relação à rejeição que Deus tem com aqueles que fazem a obra do Senhor relaxadamente. Amados se você é líder de um ministério da igreja, não só de um ministério de louvor, mas do ministério que foi confiado a você por imposição de mãos de homens santos, guiados pelo Espírito santo de Deus, lhe confiando vida de pessoas para você conduzir, não podemos fazer as coisas negligentemente. Não tenha medo de fazer as coisas de acordo com a Palavra de Deus, com medo de ser chamado de crentão, santarrão, chato. Isso faz parte daqueles que servem a Deus de uma forma verdadeira de acordo com a Palavra de Deus. Pra você que é musico ou cantor, dedique-se a Palavra de Deus, porque é isso que o Senhor quer de nós. Sl.1.2 medite dia e noite na Palavra que liberta. O ser que se diz cristão, e não conhece a Deus como pode este ministrar a igreja? Que conhecimento é este? Conhecer a Deus 2Pe.3.18; Fl.1.9-11.
OUTRO PERIGO A VISTA NO MINISTÉRIO DE LOUVOR.
FALTA DE DISCIPLINA
O dono do Ministério de Louvor;
Existe aquele que é antigo no ministério, está desde que fundou a igreja, e só faz parte do ministério que ele quer, ou quem ele escolhe, não é mais Deus e sim esse dono do ministério que resolve as coisas. Passei por uma experiência dessa e não desejo pra ninguém missão. Pra que esse rapaz entendesse que as coisas tem que ser de acordo com a vontade e o agir de Deus e que a nossa parte é só servir a Deus, foi complicado, mas Deus nos deu vitória. E por experiência posso passa uma dica pra quem está passando por essa fase no ministério, não confronte essas pessoas com o que você acha, mas confronte-o com a Palavra de Deus, tudo o que você for fazer, cada decisão que for tomar, coloque-se diante de Deus, apresente a proposta ao seu pastor e trabalhe de acordo com o pastor de sua igreja, pois isso lhe ajudará nas decisões. Essas pessoas acham que estão fazendo o melhor para o grupo, porque já se acostumaram agir dessa maneira, sai gente e entra gente no ministério e ele permanece no louvor, e muitas vezes essa pessoa precisa de acompanhamento espiritual pra dar uma reagida espiritual. Muitas vezes chega a hora que quer. Só entra no grupo quem ele quer, se entra alguém que ele não gosta, já fica de cara feia. 1Sm.16.12 quem escolhe é Deus, isso tem que ficar bem claro pra essa pessoa. Passei por uma situação muito difícil em alguns momentos, mas Deus nos dá vitória, quando estamos vivendo a Palavra da Verdade, porque ela é viva e eficaz.
OUTRO PERIGO A VISTA NO MINISTÉRIO DE LOUVOR.
DESEJOS PESSOAIS
·         Tem aquele que só toca a música que ele gosta, se tocar uma música que ele não gosta! Ai,aiai...
·         Este final de semana não estou a fim de tocar, ou cantar!!!
·         Enquanto não mudar o repertório eu não canto.
·         Eu não gosto de cantar com fulano (a)
Amados estou falando de coisas que vivi, e que de um ministério pra outro não muda muito não!! Existe muitas picuinhas entre os membros dos grupos de louvor das igrejas, tem igreja que tem dois três grupos que se dizem de “louvor e adoração”, mas entre eles existe uma disputa diabólica, pra saber quem canta ou toca melhor, isso não vem de Deus, contendas e disse me disse. Gl.5 16-21. A contenda está no mesmo patamar das bebedices, idolatria, glutonarias, estão no mesmo pacote, Deus não se agrada e não herdarão o reino de Deus o que tais coisas praticam. Ai você pode me perguntar, mas como podemos resolver esse assunto no ministério.
Posso falar pra vocês de uma experiência que tivemos com Deus, quando dirigia um ministério no MT. Amados mudamos os nossos ensaios, paramos de usar os instrumentos musicais e começamos a usar as armas espirituais, começamos a estudar a Bíblia, passamos mais de um ano e meio só estudando a Bíblia nos ensaios. No inicio teve uma resistência, mas aos poucos foi se acabando essa resistência no ministério, porque começamos a pesquisar sobre louvor e adoração e essa pesquisa começou a nos mostrar o quanto estávamos distante de Deus e o quanto precisávamos conhecer esse Deus que servimos. E a cada semana que estudávamos que pesquisávamos, mas vinha assunto sobre a adoração a Deus, e isso foi nos tomando por dentro foi nos moldando e hoje temos um ministério sólido, baseado na Palavra de Deus, não no que pensamos não no que achamos, mas no que Deus tem nos revelado. E essa experiência tenho levado nas palestras que tenho feito sobre louvor e adoração. Deus tem feito grandes coisas no nosso meio. Quando nos voltamos para a Palavra de Deus ela nos liberta do nosso eu, e começamos a viver Deus. O resultado dessa experiência, temos um plano para o ministério de louvor. Temos estatuto, estudos teológicos, estudos musicais. Quem quer fazer parte do ministério de louvor tem que passar por um trilho de treinamento, esse treinamento inclui um estudo especifico sobre louvor e adoração e o serviço levítico da casa do Senhor, o novo membro só fará parte do ministério de louvor se passar por todo trilho de treinamento, tanto teológico como musical. E Deus tem feito grandes coisas no ministério, graças a uma atitude nossa de nos voltarmos pra Deus.
OUTRO PERIGO A VISTA NO MINISTÉRIO DE LOUVOR.
ESTRELA DO CULTO
Muitos dizem; se o ministério de louvor não cantar no culto o culto fica sem graça. Isso é mentira do diabo e de quem inventou essa asneira. Pra que o culto tenha graça só precisamos da presença do Espírito Santo de Deus em nosso meio, a Palavra diz se estiver dois ou três reunidos em meu nome ali ele se faz presente. Mt 18.20 ele não mencionou se o ministério de louvor estiver, não, o ingrediente peincipal é se estivermos ligado Nele, se estivermos nele ele estará em nós. Jo.15.7,8. Quando estaos em cristo a reunião se torna cheia de graça. Precisamos como ministros que louvam a Deus no templo ter a visão de João Batista. Jo.3.30 É necessário que ele cresça e que eu diminua. A estrela do culto é Deus.

OUTRO PERIGO A VISTA NO MINISTÉRIO DE LOUVOR.
PESO MORTO
Tem aquele membro que não ajuda em nada, não faz diferença alguma no ministério, o que fazer com esse membro? Jo.15. Esse membro precisa ser instruído em João 15. Ele tem que entender que precisa dar frutos. Uma ilustração que conheci lendo um livro chamado (A Segunda Reforma) Willian A. Beckham
Ilustra a história de um rapaz chamado “Edie” esse jovem rapaz trabalhava em uma mercearia, e certo cliente depois de alguns dias percebeu que não tinha um funcionário atendendo na mercearia, e perguntou ao dono, sr. Antonio você vai contratar alguém pra trabalhar aqui na mercearia? E a resposta do sr. Antonio foi; contratar? Pra que? E o cliente, é que percebi que você não tem aquele funcionário que sempre ficava ali sentado, imagino que você o despediu, e pretende colocar outro no lugar dele. A resposta foi imediata, não! O Edie não está fazendo falta aqui, pois o trabalho que ele fazia não está nos fazendo falta e não estamos precisando de outro funcionário.
            Isso muitas vezes acontece na casa do Senhor, tem aqueles que só criticam, tem aqueles que trabalham, e tem aqueles que não fazem nada. Estão anos e anos na igreja e não mostram os frutos, não contribuem na obra do Senhor. Isso é um perigo pra esse membro, pois quando chegar o dono da videira e perceber esse galho seco, ele cortara e o jogará no fogo para ser queimado.

OUTRO PERIGO A VISTA NO MINISTÉRIO DE LOUVOR.
VAIDADE
Esse é um ponto muito complicado, quando se trata de falar sobre vaidade no ministério, porque, tem aqueles (a) que vão parecendo o papagaio colorido indo pra igreja. Só quer vir nos domingos para mostrar sua melhor roupa. (O Músico oficial). Acha-se o melhor musico ou o melhor cantor (a). A forma de se comportar! De se vestir! De viver! Sl 94.11 O Senhor conhece os pensamentos do homem, e sabe como são fúteis. (NVI)
Certa vez um pastor me chamou e falou, tem como você falar com a irmã... Sobre a roupa que ela veste, pois toda vez que ela sobe no púlpito pra cantar eu tenho que descer, pois as roupas que ela usa só faltam torar ela no meio. Isso me fez rir. Porque irmãos é tão edifício pra nós que somos homem falar com uma mulher que se diz cristã, casada e bem popular na igreja, e você chegar pra ela e dizer irmão preciso falar com você, sobre um assunto muito importante. Não é fácil, mas nós como pessoas tementes a Deus temos que até corrigir isso, mas chegando com carinho e explicando sobre o assunto. Pra isso é simplesmente estudar um pouco a bíblia que fala muito sobre vaidade, e você que é líder prepara um estudo, convida essa jovem mulher de Deus pra um jantar em sua casa com sua esposa junto se for casado. E nessa reunião conversar sobre o assunto. Creio que Deus vai te orientar nas palavras e o espírito Santo de Deus estará agindo no momento da reunião.
ANTES DE NOS TORNAMOS VERDADEIROS ADORADORES
·         COMO ESTÁ SEU CORAÇÃO? (Pv.2,23)
Referindo-se ao coração, o dicionário bíblico diz o seguinte:
“o caráter, a personalidade, à vontade e a mente são termos modernos que designam aspectos do significado do termo coração, empregado na Bíblia”. Ao se falar do coração, não se está fazendo uma referência ao órgão físico que bombeia o sangue para o corpo. Assim como o coração físico é o centro da vida biológica, o coração espiritual é o centro da existência espiritual.

O CORAÇÃO
·         Onde reconhecemos que somos pecadores. Sl.51.10-17
·         Onde se reconhece que DEUS é o nosso guia. Pv 3.1-5
·         Onde aprendemos a amar o nosso irmão. 1Jo.3.18-24
·         Onde se guarda a excelência da sabedoria. Pv 2.1-22

Que o nosso coração se encha de Deus para que nós possamos a cada dia entender, buscando na Verdade da Palavra de Deus, o segredo para nos achegarmos como verdadeiros adoradores.
Salmos 119 1 Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor! 2 Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam! 3 Não praticam o mal e andam nos caminhos do Senhor. 4 Tu mesmo ordenaste os teus preceitos para que sejam fielmente obedecidos. 5 Quem dera fossem firmados os meus caminhos na obediência aos teus decretos.

DEUS PROCURA VERDADEIROS DORADORES


SERÁ QUE ELE ACHOU EM VOCÊ



Que o nosso Deus continue nos abençoando e nos dando sabedoria, para conduzirmos o seu povo, um povo que ele escolheu para que andássemos e vivêssemos na sua presença.

Josias Sillva

            Javé Nisi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.