ADORAÇÃO RACIONAL

Rm. 12.1,2; Jo.4.24


Porque fomos criados?
Pra que fomos criados?
Qual o proposito da nossa criação?

Deus nos criou pra o louvor de sua glória.
Queremos fazer uma reflexão nestes dois textos clássicos que nos orienta a uma verdadeira adoração.


É comum chegarmos à igreja começarmos a cantar, orar, bater palmas e etc. Mas não é comum no nosso dia-a-dia buscarmos conhecimento de Deus, pra saber qual a maneira que devemos nos aproximar Dele. A igreja do Senhor a cada dia tem se afastado da verdadeira adoração, não basta dizer, sou apaixonado por ti, não basta dizer, Senhor te quero mais que tudo, porque, a Palavra diz que ele procura verdadeiros adoradores, não apaixonados. Falando sobre adoração o apostolo Paulo nos traz em sua carta aos Romanos algumas orientações que Deus aceita, para entrarmos em sua presença. Jo. 4.24.
Adoração em Espírito: Deus é espírito não tem como me aproximar dele vivendo na carne, não tem como me aproximar de Deus, vivendo de acordo com minha vida e meus desejos carnais.
Adoração em Verdade: De acordo com a blia. Devemos adora-lo de acordo com os oráculos de Deus.  Sl.  119.4.  Em Jo.  17.17 na orão do Messias, ele diz: Santifica-os na verdade; a tua Palavra é a Verdade. Precisamos conhecer a Verdade, para descobrirmos qual o modelo da verdadeira adoração. Há muito tempo que as igrejas do Senhor faz tudo, diversão, entretenimento, menos adorar a Deus, a adoração é a joia perdida da igreja. Neste texto descobrimos que Paulo implora, faz uma petição. Irmãos eu vos peço que pelas misericórdias. Deus coloca seu coração em s para podermos o adorar, o profeta em Lamentações de Jeremias declara As misericórdias do Senhor é a causa de não sermos consumido. Lm. 3.22 Vejam como Jesus os tirou das garras de satanás! Vejam como Jesus os tirou do império das trevas!

Porque Deus deve ser adorado?
Ap. 14.7 Nos tempos finais, a ira de Deus atingirá a terra a partir do u. Com isso, chegamos aos juízos que são descritos no Apocalipse.  Tudo indica que o Espírito Santo relacionou o texto de Romanos 1.18 ao Apocalipse, ou seja, aos acontecimentos dos tempos finais. Certamente não é por acaso que no Apocalipse Deus é exaltado e louvado como Criador do mesmo modo como na Epístola aos Romanos: dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Ap.15.4 Quem não glorificará, e não adorará o teu nome?
Meus amados o apelo de Paulo é rogando as misericórdias do Senhor, porque é através de sua misericórdia, que nós podemos entrar na sua presença, logo depois, ele diz, APRESENTEIS O VOSSO CORPO Aqui abrimos um parêntese para explicar um ponto importante porque Paulo falou sobre a questão do corpo.

Gnosticismo (do grego          Γνωστικισμóς (gnostikismós);           de Γνωσις (gnosis): ('conhecimento') é um conjunto de correntes filosófico-religiosas sincréticas que chegaram a mimetizar-se com o cristianismo nos primeiros séculos de nossa era, vindo a ser declarado como um pensamento herético após uma etapa em que conheceu presgio entre os intelectuais cristãos. De fato, pode falar-se em um gnosticismo pagão e em um gnosticismo cristão, ainda que o pensamento gnóstico mais significativo tenha sido alcançado como uma vertente heterodoxa do cristianismo primitivo. Para os gnosis o corpo não tinha nenhum valor e naquele tempo estava existindo uma opressão muito grande com relão a essa seita, e eles se batiam, se machucavam, com um intuito de destruir sua carne, seu corpo, pois, para eles o corpo não tinha nenhum valor. Mas para os cristãos o apostolo estava fazendo esse apelo, dizendo não vivam de acordo com o mundo, pois para Deus o nosso corpo tem tanto valor como a nossa alma e o nosso espírito. 1Co.15. 50-58. Nosso corpo será transformado. Deus tem interesse no homem por completo, nosso corpo é importante pra Deus. Rm 12.1 Apresenteis o vosso corpo por sacrificio vivo. Rm. 6.12, 13, 19 Não reine em vosso corpo mortal... Os nossos membros não podem ser entregues para fazer coisas que desagradam a Deus. 1Co. 6.20 porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. É normal vermos nas igrejas hoje muitas mulheres, que se dizem cristãs com cada roupa na igreja, no trabalho, que só a graça de Deus.  Adolescentes e jovens que se vestem de acordo com  as  do mundo de tal maneira, que não conseguimos diferenciar de uma não cristã. Se colocarmos muitas jovem ou mulheres que se dizem cristãs, perto de muitas que vivem no mundo, não conseguimos dizer, essa é cristã. Ai você pode me fazer uma colocação; mas meu irmão o que conta é o que está em nosso coração, Deus olha pra dentro de nós”. Concordo, mas pelo que a Palavra me diz que devemos Apresentar o nosso corpo como sacrifício vivo, e as roupas fazem parte de nosso corpo. Vamos fazer uma explicação simples. Se você aparecer na rua com uma roupa de dormir, ou com uma roupa de praia. O que vão dizer de você?
VIVO. Ele vos ressuscitou estando vós mortos em vossos delitos e pecados. Ef. 2.1 Se ele te ressuscitou, apresente-se vivo. Porque ele é um Deus vivo.
SANTO. Deus é santo. Is. 6.3 E clamavam uns para os outros dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; e toda terra está cheia de sua gria. Ele é um Deus santo e para entrarmos em sua presenta, precisamos nos santificar.
AGRADÁVEL.  Deus só recebe o que lhe é agradável, ele não aceita qualquer coisa, e isso é o que tem acontecido, em muitos momentos temos oferecido coisas desagradáveis ao nosso Deus.

No V.T os animais eram levados para o sacrifício.
No N.T não precisa, porque, Cristo se sacrificou por nós, o N.T exige que eu apresente a minha própria vida como adorador.
Muitas vezes falamos, ah!! Hoje estamos vivendo pela graça, e isso tem afetado a adoração de muitos cristãos que pensam dessa maneira.  Se observarmos no V.T lemos Amaras ao Senhor teu Deus de todo o teu coração Dt.6.5.
No N.T temos a mesma orientação.  Mt.22.  34-40.  O salmista no cap.103.  1.  Diz; Bendize ó minha alma ao Senhor, e tudo o que à em mim, bendiga o seu santo nome. Deus é santo. Jo. 4.23,24. Diante da santidade de Deus, não tem ser humano, que não confesse os seus pecados. Is. 6. Agradável é um culto lógico: culto feito com querência e com inteligência. 1Co. 14.15-17. Eu não tenho que apresentar apenas minhas emoções, mas tenho que usar a mente, e a razão para adorar. Não é apenas mera formalidade, mas uma atividade que vem do fundo do meu coração. Quando chego com um coração de adorador e adorando da forma que o Senhor deseja, não ha outra reação da parte do adorador a de confessar os seus pecados. V2. E não vos conformeis com este século. Conformar; formar, modelar ou assumir uma forma. O verbo conformar aqui está no negativo. Paulo diz, eu não devo andar de acordo como anda o mundo, pois sou nova criatura, as coisas velhas passaram e tudo se fez novo. A minha vida deve ser modelado pelo Evangelho de Cristo Jesus. Malaquias 3.18. Eno, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não serve. Muitos correm atrás de sinais e prodígios. Mt.12. 39 Mas ele lhes respondeu: Uma geração má e altera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas; em vez de buscarmos prazeres pra o nosso ego, pra o nosso eu. Precisamos buscar o prazer de meditar na Lei do Senhor, e meditar nela dia e noite.  Sl.1.  Fazendo isso seremos bem sucedidos em tudo e por onde quer que eu ande. Viver a Verdade da Palavra de Deus essa é a verdadeira adoração. A igreja do Senhor no Brasil precisa reencontrar essa perola perdida. A Palavra diz que Deus procura adorador. Que ele encontre em mim e em você verdadeiros adoradores e que o adore em espírito e em verdade. Devemos atentar para o que nos dia as Escrituras Sagradas, não devemos adorar a Deus do nosso jeito, mas de acordo com a Palavra de Deus.


Que o grande Deus continue nos abençoando.



Josias Sillva

Javé Nisi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.