Louvor das Igrejas


Colossenses 3.16

Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

O Louvor!
Tenho muito falado e escrito sobre este tema, por se tratar de um ponto importante e imprescindível para nos aproximarmos de Deus. A Palavra diz que Deus procura adorador, por esse motivo temos estudado incansavelmente para, cada vez mais entender sobre esse tema e através deste conhecimento me atrever a entrar na presença de Deus, sabendo e tendo consciência que a qualquer momento ele pode me rejeitar e rejeitar o louvor que eu venha lhe apresentar, através destes estudos tento entender com minhas limitações e com muito medo me atrevo entrar em sua presença, pra ver se ele acha mercê na minha pessoa e encontra em mim um verdadeiro adorador. Não depende de mim, mas da sua misericórdia em querer aceitar a adoração a que venho ofertar em sua presença que é Santa, santa, santa.

A adoração!
Esse é um tema que está em muita evidencia nos cânticos gravados, nas igrejas e etc. temos ouvido e visto muitos cantores e pregadores se proclamarem, sou um adorador. Muitos tem se intitulado adoradores apaixonados. Lendo um texto do salmista.

119.4,5 Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca.
Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos.



O salmista tinha uma consciência racional de não se firmar nele mesmo como um exemplo de obediência e adoração perfeita. Mas o que temos visto e ouvido são coisas totalmente diferentes. Homens que se acham um exímio adorador. Cada um que se intitule sou isso, sou aquilo. Precisamos viver uma vidada de total entrega como João Batista quando procuraram saber que ele era e grita. Eu sou a voz do que clama no deserto; endireitai o caminho do Senhor como disse o profeta Isaias. Jo.1.23.
Precisamos ter essa lucidez de João Batista, do salmista, Um diz; eu só sou uma voz, que clama, o outro diz, tomara seja firme os meus pés para que eu cumpra os teus preceitos.

No texto de colossenses 3.16 temos uma orientação de Paulo sobre o abandono que devemos ter da velha natureza, não posso viver mais soberbamente, mais da maneira que eu queira, pois que nos faz andar por cima é o Senhor e não eu. Hc. 3.19.

Na presença de Deus não tem essa de dizer; “estou aqui como um adorador, recebe o que eu estou te oferecendo, pois estou te dando o meu melhor”. Não!! Não é assim que as coisas funcionam no reino espiritual.

Quando deus se faz presente à única atitude que temos é a atitude do profeta Isaias. 6.5 Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!
Temos outros personagens bíblicos mostrando suas atitudes quando viram a gloria de Deus. Pedro Lc.5.8 Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador. A atitude de Jó. 42.5,6 Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.

Precisamos entender que a adoração a Deus deve partir de um espírito quebrantado coração compugido e contrito. Essa adoração Deus não despresa. Sl. 51.17. no texto que refletimos no inicio de Colossenses o apostolo Paulo traz uma orientação neste versiculo. Vamos refletir em alguns pontos que tem neste texto que ele escreveu aos colossos.

Primeiro – Habite ricamente. (viver em alguém e influenciar para o bem). Esse é o efeito que acontece, uma mudança total para o bem quando Cristo se faz morada. Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós? Tg.4.5 Quando Cristo habita em nós ele nos conduz a uma adoração verdadeira, ele nos conduz a presença do Pai. Essa adoração será uma adoração ricamente abundante e transbordante. Jo.4.14. Quando nos alimentamos de Cristo ele transborda em nosso ser e esse transbordar é para a vida eterna. Não é apenas em alguns momentos ou por alguns periodos, mas para a vida eterna. Habite ricamente em vós o (“logos” a Palavra) os preceitos morais de Deus. Vivendo esses preceitos entenderemos que a adoração vem dele e ele é quem nos conduz ao Pai. Cl. 1.22,23.

Segundo – Instruí-vos
Hoje não temos tivo momentos de louvor que edifique e instrua a igreja, mas os momentos que temos visto de louvor nas igrejas é simplesmente um momento de shows. Um mmento que muitos tem oferecido fogo estranho na presença de Deus. Essa palavra esta no verbo primario. Instruir, aprender, ensinar, conversar com outros afim de instruilos. Mas o que temos visto é um grande show um comercio dentro dos templos, quem canta melhor etc. As canções não são mais para vos instruir, mas para o meu prazer. Agora o talento que tenho de cantar ou tocar é para mudar minha vida, melhorar minhas condições financeiras, minha condição pessoal. Não é para o louvor da gloria de Deus. Não!

A Palavra diz que Deus é santo; intronizado entre os louvores de Israel. Sl.22.3.
Queremos fazer uma pergunta!
Será que deus tem habitado nos louvores que temos oferecido a ele?

Quendo Deus está intronizado nos louvores, milagres acontecem, renovos, curas, libertação, porque ELE se faz e está presente. Eu não posso oferecer qualquer louvor a Deus. Lv. 22.29; Sl. 107.22. Quando louvamos proclamamos as obras do Senhor. E todos somos instruidos a ver, demonstrar e glorificar as maravilhas de Deus.

Terceiro – Aconselhando-vos multuamente
As canções a muitos deixaram de exortar, tranformar vidas, letras que nos faziam refletir. Lembro-me quando criança tocando no grupo de musica da igreja, nos ensaios nós sentiamos a presença de Deus, por que as letras falavam, as letras tinham conteudos biblicos. Hoje vemos canções repetitivas, canções exaustivamentes cansativas e que repetem frazes apaixonante, adoradores etc. Meu Deus tomara seja firme os meus passos, para que eu observe a tua lei. Hoje o que temos de grupos barulhentos, sem nenhuma tecinica musical e sem vida espiritual. Os momentos de canticos são para satisfazer a quem toca ou canta, ou pra quem gosta de um barulhão. Pois falta conteudo biblico nas canções, nas letras que hoje tem invadido as igrejas do Senhor. Está faltando lideres e musicos da igreja do Senhor que pague o preço de se dedicar a leitura da palavra de Deus e procure oferecer um bom louvor, um louvor biblico que edifique que nos leve a refletir na grandeza e sabedoria de Deus e que nos conduzam a uma comunhão com os irmãos e uma musica agradável a Deus.

Quarto – Em toda Sabedoria.
Sabedoria e conhecimento que tem faltado aos lideres de igreja e ministérios de louvor das igrejas, pois tem deixado às coisas correr de acordo com o mundo. Sabedoria habilidade e discrição em transmitir a verdade cristã. Inteligência que vem de Deus. (Sl.111.10; Pv. 2.6,7; pv.4.7; 9.10; 14.8; 18.1; 2Tm.3.15; Tg.1.5.

Quinto – Louvando a Deus
Louvando aquele que é grande a quem tudo pertence. Sl.24.1,2. O que deve ser adorado. 1Cr. 16.25. A palavra “Salmos” se refere, no mínimo, ao uso do saltério do Antigo Testamento. (Lc.20.42; 14.44; At.1.20; 13.33), mas pode também referir-se a novas composições para o culto. 1.Co.14.26. Com salmos, um louvor acompanhado de instrumentos ou não, mas que seja bíblico, que nos conduza a presença de Deus.

Quinto – Com Hinos.
Elogia, gratidão, alegria em agradecer pelas misericórdias do Senhor. Ef.5.19; Tg. 5.13.

Sexto – Cânticos espirituais. “Ode Pneumatikos”
Fazendo um paralelo com Jo. 4.24 “Pneuma” a terceira pessoa da Trindade. Em João diz que Deus é Pneuma. “Theos Pneuma” e importa que seus adoradores o adorem em Pneuma e em Altheia(Verdade). A palavra espírito (Pneumatikos), no grego, cânticos ensinados ou dirigidos pelo Espírito Santo. 1Co.2.6; 15.44,45. Voltamos a colossenses e vemos a palavra (Pneumatikos) relacionada ao espírito humano, ou alma racional, como a parte do homem que é semelhante a Deus e serve como seu instrumento ou órgão. O que possui a natureza da alma racional. Alguém que está cheio e é governado pelo Espírito Santo de Deus.

Embora os cristãos primitivos tivessem acesso ao Antigo Testamento e o usaram com liberdade, não tinham a seu alcance o Novo Testamento, nem nenhum outro livro cristão para estudar. Suas histórias e ensinos a respeito de Cristo foram memorizadas e transmitidas de pessoa a pessoa. Algumas vezes lhe por musicas, por isso está deve ser uma parte importante na adoração e educação cristã.

Meus amados irmãos, que nós venhamos estudar a Palavra de Deus pesquisando sobre os assuntos que temos ouvido e visto pra ver se é assim mesmo. Façamos como os de Beréia At.17.10,11. Examinem tudo e retenham o que vem de Deus para que possamos ter um entendimento melhor da nossa situação e fragilidade na presença de Deus Grande e Temivél. Ap.1.3. Bem aventurado aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras das profecias e guardam as coisas nelas escritas, pois o tempo está próximo.

Precisamos entender a nossa fragilidade perante um Deus poderoso. Ap.1.11-17.
Que Deus continue a ter misericórdias de nós quando nos aproximarmos, pra lhe oferecer um louvor, e que esse louvor esteja de acordo e da maneira que o Senhor se agrada. Lv.22.29.


Josias Sillva

Javé Nissi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.