COMO A FÉ AGE


Esse é um tema que sumiu das igrejas. Ouvimos pregações, canções que falam de crer, persevere, confiem etc. Mas quando se trata de conhecer a fé genuína que a Palavra de Deus fala, à fé que Deus coloca em nossos corações, a conhecemos superficialmente. Temos um texto básico e bastante conhecido. Hb 11.1 Quando se fala em fé logo vem esse texto de Hebreus.

Mas como a fé age?
Como posso conhecer mais a fé que foi cravada em meu coração?

O que é fé? Quando alguém promete algo pra você dizendo que lhe dará algo que você ira gostar, mesmo sem você saber do que se trata, você tem a certeza de que irá receber.

Em Hebreus fala de uma certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.

E agora, como fica a nossa fé?
Como poderei ter fé em uma promessa que me foi feita de coisas que ninguém nunca viu?

Hebreus 11.1-40 esta famosa exposição sobre os homens e mulheres fieis do Antigo Testamento começa e termina com um comentário que alerta o leitor para observar o aspecto específico da fé.

A primeira menção de fé na Bíblia está em Gn.15.6 este versículo nos dá o mais antigo núcleo da doutrina da Justificação pela fé e não pelas obras. (Gl.3.6-14). Abraão creu nas promessas do nascimento de um hedeiro dentre os mortos. (Rm.4.17-21; Hb.11.11,12). O interessante do texto de Rm. 4 é que, a Palavra diz que isso fortalecia Abraão. V20. Não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus, mas, pela fé, se fortaleceu, dando glórias a Deus. Muitos vivem pecando, o pecado da incredulidade de não crer nas promessas de Deus. Abraão mesmo de idade muito avançada era convicto das promessas de Deus, e Deus imputou isto como justiça a Abraão, satisfazendo o mandato da sua aliança. A justificação de Abraão pela fé é um modelo para a nossa fé na ressurreição de Jesus Cristo, o sacrifício de Deus pelo pecado e o ato de Deus em nos imputar justiça pela fé. (Rm.4.22-25).

Abraão creu em Deus, esta é a passagem que o apóstolo Paulo cita para provar que a salvação sempre foi por meio da fé em Deus e numca por meio de qualquer coisa que eu possa fazer. Rm. 4.1-12; Gl.3.6-9. Tiago lembra que a fé sempre vem acompanhada por ações. (Tg.2.14-26).

O termo usado para representar fé através do Antigo testamento não equivale exatamente ao do Novo Testamento. No A.T a ideia é confiar.
·         A Lei – um pacto de obras (Gálatas 3:12; Levítico 18:15). A Graça – um pacto de fé (João 3:16b; Atos 13:39).
·         A Igreja – o povo da fé (Atos 2:44; I Coríntios 1:21; Gálatas 6:10; II Coríntios 5:7).

Como age a fé

·         Tendo certeza das promessas de Deus. Hb.11.1
·         Tendo confiança no poder de Deus. Hb.11.1
·         Percebe os desígnios de Deus Hb.11.3
·         Age segundo as promessas de Deus Hb. 11.8-22
·         Considera Cristo sobre tudo. Hb.11.26
·         Vence tremendas desvantagens Hb.11.29-38

Existe uma diferença entre ter “fé” e “crer”

, estritamente falando, é divina, sobrenatural. É atributo de Deus. É a força vital divina, criativa. Fé sobrenatural.

·      Baseia-se na Palavra de Deus: Romanos 10:17.
·      Tem assento no coração (Romanos 10:10; Marcos 11:23).

Crer é humano, natural. É usar a força de vontade para aceitar algo. É o chamado “pensamento positivo”.
É uma força, mas na esfera do natural. É a chamada fé natural, fé intelectual, fé teórica.
Ela pode levar o homem a reconhecer como reais os fatos do Evangelho, mas não redunda em arrependimento e conversão. O pecador pode saber que Cristo é divino e mesmo assim não entender as promessas de Deus que enviou seu único filho como Salvador.

Já a fé do coração, leva integralmente a Ele (João 1:12). A fé é realista; a crença humana é imaginária. Milhares de pessoas tem Jesus na cabeça, mas não no coração, por isso não são aceitas como filhos.

A fé é o meio ou o instrumento pelo qual uma pessoa é salva. Os cristãos são justificados diante de Deu pela fé. (Rm 3.26; 4.1-5; Gl.2.16). e, pela fé, eles vivem sua vida (2.Co.5.7) e sustentam sua esperança. (Hb.10.35-12.3).

A fé não pode ser dividida em termos subjetivos, como um sentimento ou uma determinação otimista. Nem é uma ortodoxia passiva. A fé é uma reação, dirigida a um objeto e definida por aquilo que é crido. A fé cristã é confiança no Deus eterno e em suas promessas garantidas por Jesus Cristo. Ela é produzida pelo evangelho, quando o evangelho é entendido através da obra graciosa do Espírito Santo. A fé em Cristo é um ato pessoal, que envolve a mente, o coração e a vontade, uma vez que é dirigida ao Deus pessoal e não a um ídolo ou uma ideia.  Você pode conhecer esse Deus pessoal estudando (Imanência e Transcendência). Neste tema você conhece tanto o Deus poderoso o qual não podemos alcançar como o Deus pessoas, aquele que sempre está conosco.

É comum analisar-se a fé como envolvendo três pessoas: o conhecimento, o assentimento e a confiança.
·         Primeiro, é o conhecimento ou a familiaridade com o conteúdo do evangelho.
·         Segundo, é o consentimento ou o reconhecimento de que o evangelho é verdadeiro.
·         Terceiro, é a confiança, o passo essencial para a entrega do eu a Deus.

Esses passos andam juntos no sentido de que só pode haver fé em Cristo quando o evangelho é conhecido e sua verdade aceita. Rm.10.14. Calvino definiu a fé como “um firme e seguro conhecimento do favor divino para conosco, fundado sobre a verdade da livre promessa em Cristo e revelado à nossa mente e selado em nosso coração pelo Espírito Santo”. (Institutas, III.2.7).

Através da fé recebemos a Cristo, que satisfez a lei em nosso favor. Desse modo, somos justificados através da fé somente, sem as obras da lei. Porém, uma vez que a fé nos une a Cristo, ela não pode ser sem vida. Dirigida para Deus e firmada nele, ela é ativa e “atua pelo amor”. (Gl. 5.6), procurando fazer todas às “boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. (Ef. 2.10). A justificação é só pela fé, mas a fé justificadora nunca está só.

Quando Tiago diz que a fé sem obras é morta, está descrevendo a fé que conhece o evangelho e até mesmo concorda com ele, mas não tem chegado à confiança em Deus. A falta de crescimento, de desenvolvimento e a ausência de frutos de justiça mostra que o livre dom de Deus, em Cristo, nunca foi recebido. A resposta para aqueles que têm esse tipo de fé não é a de salvar-se a si mesmo, estabelecendo uma justiça própria, como se pudessem criar fé por seus próprios esforços, mas invocar o nome do Senhor (Rm 10.13). Só Deus pode salvar aqueles para quem a salvação é impossível de outro modo (Mc. 10.27). Paulo mostra que as boas obras não podem desfazer essa impossibilidade; Tiago mostra que a fé exigida é a fé que descansa no Deus vivo.

Mesmo depois de termos crido, as boas obras que fazemos nunca são perfeitas. Elas são aceitáveis a Deus só por causa da misericórdia de Cristo. (Rm. 7.13-20; Gl.5.17). Expressamos nosso amor para com Deus, fazendo aquilo que agrada a ele, e ele, em sua bondade, promete recompensar-nos por aquilo que fazemos (Fp. 3.12-14; 2Tm. 4.7,8). Com isso, não tornamos Deus nosso devedor, nada mais do que quando primeiro cremos nele. Como Agostinho observou, Deus quando nos recompensa, está coroando graciosamente seus próprios dons graciosos.

A fé é muito mais que ler ou decorar um versículo, a fé é conhecer e viver o evangelho de Cristo na pratica. Para que entendamos mais sobre a fé precisamos entender sobre justificação, expiação, santidade, a obra redentora de Cristo, tudo esta ligado. É só estudarmos par entendermos crermos no Filho de Deus.

Precisamos estudar as sagradas escrituras porque nela contém o caminho a direção para a vida eterna. Jesus Cristo.

O valor ou importância da fé
a)    É vital ou indispensável ao salvo (Romanos 1:17; Romanos 11:20; II Coríntios 1:24b). não somente somos salvos pela fé, mas também só podemos ter vida espiritual pela fé.
·         Muitos querem viver da razão, do raciocínio, dos sentimentos. Quando não estão emocionados, acham que estão desviados!
·         A fé é fundamental, basilar (II Pedro 1:5-9: “Acrescente a vossa fé”), ou seja, é sobre a fé que se edificam as virtudes cristãs enumeradas neste texto.
b)    É a única condição para obtermos a graça e o favor de Deus (Hebreus 11:6b; Gênesis 4:4-5). É, pois indispensável para início do relacionamento com Deus (Hebreus 11:6b).
c)    É indispensável, juntamente com a santificação, para a salvação final (I Pedro 1:5; II Tessalonicenses 2:13).
d)    É essencial à Palavra de Deus em nós (Hebreus 4:2 ARA).
e)    Religião sem fé de nada vale para a salvação (Mateus 23:23; Hebreus 3:18-19).
f)     A falta de fé é o pecado da humanidade (João 16:8-9; Romanos 14:22-23 — dúvida).
g)    Deus habita em nós, pela fé (Efésios 3:17).
h)   O amor é sobresselente quanto à fé, mas carece dela aqui no mundo (Efésios 1:15; Efésios 6:23; I Tessalonicenses 5:8; II Timóteo 1:13).
i)     O enfraquecimento da fé resulta em desânimo no crente (veja I Samuel 23:16 ARA; I Samuel 30:6 ARA; Neemias 2:18).
j)     A fé possui recursos ilimitados (Marcos 9:23). Não devemos, pois perguntar “Quanto posso fazer por Jesus?”, mas sim “Quanto posso crer nEle?
Que Deus continue nos abençoando.

Josias Sillva
Javé Nissi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.