Palavra de orientação para os lideres de louvor




Temos vivido um momento de grande avanço tecnológico no meio da musica, em especial da musica Brasileira. Temos equipamentos cada vez mais sofisticados, instrumentos cada vez mais elaborados, músicos que tocam com instrumentos exclusivos, ou a aqueles que são patrocinados por grandes marcas do mercado musical, e isso tem também invadido os templos evangélicos. Estive recentemente em uma igreja do interior de Pernambuco, um grande templo, com um ótimo equipamento musical, e o que me chocou logo que cheguei foi à recepção. Não muito amigável, as pessoas acredito que se sentem donos do pedaço, e quando chega um estranho onde eles demarcaram o pedaço reagem meio agressivo, ou com desconfiança. Tenho uma pequena experiência no meio musical, por ter estudado musica e ter tocado em várias bandas. Sei que existe uma disputa muito grande nesse meio dos que querem saber mais, ou quer mostrar que sabe mais do que o outro. Sem duvida não quero entrar aqui nesses méritos, posso falar desse lado técnico em outro estudo, mas o que quero mencionar aqui tem haver com a reflexão que pretendemos desenvolver a seguir. Chegando devagar, fui conversando com cada membro do ministério, adquirindo informação daqui-e-dali e deixando essas informações na minha memoria, pois os estudos que tenho ministrado têm haver com essas pesquisas que faço, e os levantamentos que tenho feito sempre me vêm às mesmas respostas. A coisa está feia. Logo que cheguei fiz uma pergunta ao técnico de som, você trabalha com som na cidade? A resposta foi um absurdo “Não”! Estou aqui de enxerido não tem ninguém pra tomar conta ai me deixaram ficar aqui. Essa resposta me deixou triste, pois tenho estudado tanto a Bíblia pra entender que, pra cuidar das coisas de Deus eu tenho que entender que o que faço na casa do Senhor é um trabalho especial, tudo o que eu faço na casa do Senhor, tenho que entender que é um trabalho espiritual. Mesmo girando aqueles botãozinhos eu tenho que entender que é pra Deus que estou fazendo. Continuei conversando com aquele rapaz e fiz algumas perguntas que me deixaram mais triste em ver como os lideres tem colocado os serviços da casa de Deus com pessoas irresponsáveis e que não tem nenhum conhecimento do serviço na casa do Senhor e com Palavra de Deus. Mas o que tem haver essa história de mesa de som com o culto? Tem muita coisa haver. Se estiver vindo a um culto publico onde todos se reúnem para oferecer o melhor a Deus, como pode Deus receber aquilo que ofereço sem valor, sem eu conhecer e saber o que estou oferecendo? Isso é muito grave. Você líder de ministério procure com zelo pessoas para trabalhar no serviço da casa do Senhor, pois tudo o que você faz Deus te pedirá contas. Coloque pessoas compromissadas com o Senhor e com o ministério, homens tementes a Deus. Em Atos 6.1-7 vemos um texto maravilhoso quando foram escolher os diáconos para servir na casa do Senhor, veja as qualificações pessoais que eles deveriam ter; v3 escolhei entre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos esse serviço.  Eu não estou entrando a fundo nesse assunto, só estou trazendo uma reflexão. Amados o serviço da igreja não deve ser entregue a qualquer um, comecei falando sobre esse ponto porque nas igrejas do Senhor tem tido muito isso, escolhas de pessoas por ser amigo de fulano (a), por estar sempre no meio dos amigos, “ah!! Fulano sempre está com nós, coloca ele ai, ele vai aprendendo.” Eu como líder de um departamento da igreja tenho que ter responsabilidade com aquilo que o Senhor e a igreja me confiou para eu dirigir, as pessoas que irão me auxiliar, tem que ser pessoas de caráter e cheios do Espírito Sando e sabedoria de Deus. Ouvindo a frase de um pastor em um congresso que participei. “Não se delega coisas espirituais a pessoas não espirituais”.  Precisamos ter cuidado com as pessoas que estamos colocando para guiar o povo de Deus. Primeiro temos que saber se a pessoa é de bom caráter e se é cheio de Deus e de sabedoria. Um conselho que posso dar pra os lideres de louvor da igreja é, meu amado estude a Palavra de Deus e coloque o ministério no trilho também, estude a Bíblia, ore, consagre sua vida em Deus e você verá Deus fazer maravilha no meio de vocês. Outro conselho que posso dar é!! Se não tem ninguém na igreja que conheça de som, cuida você, pesquise sobre som, se informe, hoje temos INTERNET, sabe o que é isso? In-ter-ne-t tem muitos sites, blogs com dicas informações sobre som. Ai depois que você começar a entender um pouco do assunto, procura um jovem servo de Deus de sua igreja e invista nesse rapaz. Se não conseguir grita, pede socorro ao pastor da igreja. Ou entra em contato com seu amigo Josias estarei à disposição pra te ajudar em nome de Jesus. Façamos tudo com decência e ordem, pois Deus se agrada disso.


Deus continue nos abençoando.
Josias Sillva.

Javé Nissi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.