Por que as músicas de qualidade, em sua maioria, são as mais antigas?

Essa dúvida que nos assalta parece ter várias respostas, mas vou tentar ser o mais genérico e objetivo possíveis. Por que será que, se quisermos encontrar músicas com letras verdadeiramente bíblicas e que contém mensagens que realmente falem aos nossos corações, "como se Deus [por elas] rogasse" (2 Coríntios 5.20), temos que apelar para as músicas antigas? Por que as canções não são mais como antigamente?

1º) Por causa da liberalidade dada a todo mundo, de escrever alguma coisa que será aceita ou suportada por todos: se as pessoas escrevem e cantam o que querem, e todos aceitam (ou a grande maioria) de bom grado, a tendência é que isso se prolifere. Já vi casos de pessoas cantando verdadeiras heresias, e as pessoas darem "aleluias" e "glórias", alimentando assim o ego e a certeza de que esses cantores estão cantando as "verdades" bíblicas.

2º) Porque estão cantando para os homens, e não para Deus:  no momento que eu deixo de glorificar a Deus com a letra da minha música, o meu loivor não subirá, e portanto, será para os homens, quem estiver escutando. Além disso, a grande parte das músicas atuais tem como centro o homem: "EU posso", "EU te amo", "EU te quero", "EU declaro", "EU possuo", "quero o que é MEU", ".ME abençoe", "ME dê vitória", "VOCÊ não pode desistir", entre muitas outras manifestações do egocentrismo (o ego como centro) e do antropocentrismo (o homem como centro). Será que Deus não deve ser o centro de nossas vidas, de nossas almas, de nossas igrejas e de nossas canções? E Ele tem sido?

3°) Porque as músicas de antigamente falavam das coisas mais importantes: o que tem sido mais importante para você? Ser abençoado por Deus, ou servir ao Deus das bênçãos? Amar a Deus sobre todas as coisas ou amar algumas coisas de Deus? As músicas de hoje retratam a perda da prioridade das coisas de Deus. Doutrinas e ensinamentos como salvação, o evangelismo, o amor de Deus, não são mais cantados ou produzidos em nossos dias. Ou melhor, a Bíblia não está sendo mais a fonte dos compositores. É mais algo a ver com o sentimento, com as emoções. Isso é uma vergonha para a nossa geração! Nossos compositores estão distanciando seus talentos da Palavra de Deus! Não estão tendo prazer na Palavra! O salmista diz: "Os teus decretos são o tema da minha canção em minha peregrinação" (Salmo 119.54). Não seria a Bíblia aquilo que deveria nos dar maior prazer? O puritano Thomas Watson disse, sobre a Bíblia: 
“Que grande misericórdia de Deus, pois não somente nos dá a conhecer sua vontade, mas a deu por escrito”.

Eu poderia citar muitos outros motivos e causas aparentes desse nosso problema, mas prefiro ficar por aqui. Espero que nos envergonhemos de cantar músicas egoístas. Espero que abandonemos a prática de dar crédito a músicas que nada tem de bíblicas, mas são apenas poesias cantadas que alimentam o nosso ego, e nos levam a um comodismo tal que faz com que vivamos a vida cristã baseada em músicas. Espero que o meu leitor não esteja chegando a tal ponto...

Para a glória de Deus,
Douglas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.