O DESAFIO

O DESAFIO
Parte 1

O tema de nossa reflexão parece tema de um filme de ação. Quero lhe dizer que não é um tema de filme, mas um tema para a vida real. Um tema para nossa realidade no século XXI. Antes de desafiar a você, deixa eu te falar de um desafio que me foi feito há alguns anos atrás. Vivia em uma igreja grande, onde era líder de um departamento de musica, chegava cedo, ligava todos os instrumentos, cobrava de quem chagava atrasado, de quem não tocava direito, tinha uma vida muito ativa na igreja. Minha vida particular vivia um caus. Pois recentemente havia me voltado a servir a Deus, com alguns anos na igreja, logo me colocaram como líder de musica, porque era um bom músico, estudava muito música na época. Era o cara da época. Voltando a minha vida, eu tinha alguns problemas financeiros, conjugal e pessoal. O pessoal porque estava vivendo uma dos maiores dilemas que um músico pode viver. Como vou sobreviver de música na igreja, pois só sei fazer música não me vejo fazendo outra coisa. Havia decidido viver de música logo na adolescência, passei a maior parte da juventude tocando na noite, em bares eventos etc. quando Deus decidiu que o meu tempo no mundo havia acabado, me incomodou de tal maneira, que não tive como resistir o seu chamado. Voltei me tornei membro da igreja, logo líder de um departamento, mas ainda existiam muitas coisas a se resolver na minha vida. Passei por vários processos no departamento de musica para madurecer minha fé. Graças a Deus, pois estava firmado em Cristo, eu sentia a necessidade de viver esse amor cada dia de minha vida, quanto mais louvava, trabalhava na obra do Senhor eu sentia dentro de mim que faltava alguma coisa. Isso me incomodava muito, muitas vezes terminava o período de louvo, eu estava chateado, pois eu achava que Deus não tinha recebido o meu louvor. Isso doía demais o meu coração. Comecei a orar a Deus, e pedir “Senhor me ajuda, me ensina a te servir, onde estou errando?” Recebi um convite para sair do estado de Pernambuco para o Mato Grosso, foi onde tive um encontro pessoal com o Senhor Jesus, sabe aquele versículo, antes só te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem, por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. (Jó 42.5,6). Ao chegar à cidade me espantei com a realidade que vi, uma cidade rodeada pela floresta amazônica, muita poeira, um povoado distante de tudo. Os primeiros meses foram difíceis demais pra mim, pois como Deus havia aquecido o meu coração, pra sair de uma capital, para morar dentro do mato? Como eu poderia viver em um lugar como aquele. Se em uma capital já era difícil para eu viver com musica, imaginem em uma cidade de pouco mais de 10 mil habitantes. Isso estava ficando cada vez mais complicado. Já sem esperanças e sem perspectivas futuras, o que fazer em um momento como esse?



O DESAFIO
Certa noite, sentado na varanda da casa pastoral, conversando com o pastor, me veio à pergunta. Como você está? Como esta se sentindo bem aqui na cidade? É plano de Deus você aqui? Fuuuuuuu... Suspirei fundo e respondi. Como é plano de Deus, pois não sei nem o que vim fazer aqui? Estava perdido.

Foi-me feito um desafio, busque a Deus, se você esta perdido busque a Deus, leia a Palavra de Deus lá você encontrará a resposta. Amado não é fácil quando estamos passando por momentos de dificuldade, ler a Bíblia, não é fácil louvar a Deus no momento da adversidade, não é fácil orar a Deus quando estamos achando que tudo está perdido. Comecei mesmo sem forças a estudar a Palavra de Deus, aquele homem que vivia tão ativo na igreja, correndo pra um lado e pra o outro, pra que tudo estivesse em ordem na hora do culto, já não mais existia, só existia a cabeça fervendo e perguntando, Senhor o que queres de mim? O espirito Santo começou a me guiar nas cartas de Paulo e ali comecei a ter um encontro verdadeiro comigo mesmo e com o Senhor. Comecei a entender aminha natureza pecadora e pude ver o quanto eu vivia distante da gloria do Senhor. Tanto ativismo, tanto corre-corre não me levou a tão perto de Deus como um quarto a sós com ELE. Começou um desafio entre a carne e o espírito, comecei a entender que aquilo que eu queria fazer não conseguia, mas o que eu não queria fazer isso eu fazia, meu Deus como vencer essa batalha?

Comecei a colocar no caderno o meu tempo diários e pude ver quanto tempo eu perdia com coisas banais e aqueles momentos a sós com Deus eram tão sacrificados, era tão pouco que comecei a me envergonhar e o Espírito de Deus começou a me ajudar nos momentos de fraquezas. Com alguns dias de estudos logo me veio à resposta do Senhor, é aqui que eu quero você, na minha presença. Na cidade grande tinha como dar alguma escapada pra arrumar algum dinheiro nos momentos de aperto, aqui nesta cidade no meio da poeira, não tem como você escapar, terá que aprender a depender de mim. Foi difícil, mas gratificante, tenho essa cidade e essa igreja hoje guardada em meu coração como um local de renovo. Foi ali que Deus me renovou e hoje estou aqui para honrar esse Deus que é digno de todo louvor e toda adoração.

Quis falar um pouco do que Deus tem feito na minha vida para chegarmos ao ponto principal do nosso estudo, creio que Deus ira falar ao seu coração. Do mesmo modo que Deus usou aquele pastor que era meu amigo e parceiro de jugo, estou aqui como servo do Senhor Jesus para te ajudar a você viver uma experiência com o Senhor, não sei se Deus vai te tirar do lugar onde você está, mas de uma coisa tenho certeza. Se você aceitar o desafio, sua vida irá mudar.



O DESAFIO
Parte 2

Vamos começar o desafio dois da seguinte maneira; leia

Salmos 119.97
97 Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia!

Deuteronômio 6.6,7
6 E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração;  7 e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.

O desafio é com relação ao estudo da Palavra de Deus, temos vivido em uma época em que muitos que estão fazendo parte de um ministério da igreja, não sabem nem qual a versão de sua Bíblia ou a cor da capa! Vivemos em uma época em que não se prega mais a mensagem de arrependimento, confissão de pecados e a busca da santidade como antes. Js. 3.5; Jo. 1.25,29,30; 1Ts 4. 1-8. Não se fala mais da volta do Senhor Jesus. 2Ts.2.1-6. Temos visto pregações de petição, da prosperidade, da determinação como se eu pudesse determinar algo a Deus. Lendo uma pregação do Jonathan Edward disse, em relação à Bíblia: “Este livro te afastará do pecado, ou o pecado te afastará deste livro”.  Temos visto um acréscimo da incredulidade, da maldade se proliferando no mundo. Onde iremos parar, qual o desafio para nós como igrejas do Senhor Jesus temos que abraçar? Ou nós vivemos a Palavra de Deus para sermos transformados a cada dia a sua imagem e semelhança, ou nos tornamos iguais ao mundo vivendo de acordo como diz uma musica secular “deixa a vida me levar” e nisso sendo a cada dia a imagem do mundo. Rm.12.2
O desafio é mais que urgente, pois precisamos voltar com urgência a Palavra de Deus. Esse desafio não é só para o departamento de música da igreja, mas para todos aqueles que confessaram a Cristo como o seu Senhor e Salvador assumindo um compromisso de viver os mandamentos do Senhor Jesus. O salmista escrevendo esse versículo mostra clara a alegria de viver meditando na Lei do Senhor. No capítulo primeiro ele faz a mesma observação meditar dia e noite nos faz ser como uma árvore na beira de um riacho que cujas folhas não murcham e o seu fruto da no seu devido tempo. Olhando pra nossa realidade hoje, quais os frutos que temos dado? Como andam as nossas folhas? Estão verdinhas? Nosso ministério anda bem sucedido? (Sl.1.2,3). A muitos que acham e consideram enfadonho ler a Bíblia. A Bíblia é um livro pra minha vida e pra sua vida mudar.
Quantas vezes você ler a Bíblia na semana?
Quantos minutos por dia você faz o seu devocional?
Você tem o seu momento a sós com o Senhor?
O DESAFIO
O desafio de estudar a palavra do Senhor é a você que não se preocupa em viver uma vida frutífera, é pra você que acha que fazendo de tudo dentro da igreja, acha que está fazendo tudo. É pra você que acha que o ativismo, a religiosidade ira salvar sua vida. Não!!!! O que ira salvar a sua vida é viver o Evangelho que restaura, o Evangelho que muda, transforma, renova, ressuscita, tira o marasmo da vida, quebra as correntes, quebra toda religiosidade. É A PALAVRA DE DEUS. O estudo da Bíblia é obrigatório para todo o crente, pois as Escrituras são essenciais:
Para o seu crescimento espiritual (1Pe.2.2)
Para a sua maturidade espiritual (Hb 5.11-14)
Pela sua eficácia espiritual (2Tm. 3.16,17)
Para uma vida de santidade (Sl. 119.11)
Para uma consciência ativa em Cristo Jesus (Sl.119.16; 1Tm. 1.18-20)
Viver esse desafio deve ser a vida de cada cristão, que professa sua fé em Jesus Cristo, escrevi este texto porque temos ministrando a palavra de Deus para grupos de louvor de várias igrejas, e tenho visto e ouvido de lideres que estão sofrendo com o ministério. Os relatos sempre são os mesmos as igrejas só mudam de endereço, mas os problemas são os mesmos, por incrível que pareça. Quer fazer um teste? Procure ver como anda a vida devocional de cada componente do ministério que você faz parte. Faça uma pesquisa sem alarmes, pesquise e veja se a dificuldade que o ministério está passando, não tem haver com a vida espiritual e devocional. Certo pastor em uma palestra falou, “não se delega coisas espirituais a pessoas não espirituais” e isso é uma verdade. Outra frase deste mesmo pastor “se você é um líder que ler pouco ou nunca ler a Bíblia, ora pouco, não vive uma vida de consagração o ministério que você dirige reagirá da mesma maneira”. Se o ministério vive em uma confusão, o líder precisa olhar pra sua vida, pois ela deve estar uma bagunça. A leitura diária da Bíblia está para a vida espiritual como o alimento diário está para vida física. Assim como o corpo físico precisa de alimento e água para renovar as forças, assim também a alma precisa diariamente da Palavra de Deus. (Is. 55.2,3; Jr. 15.16; Mt.4.4).
Viver o desafio em tempo habitual
É preciso que se tenha um ambiente certo e hora certa todos os dias para uma vida devocional, esse momento deve ser prioridade sobre qualquer outro programa. Sl. 119.72.

Ser tempo conveniente.
Manhã Sl.5.3; tarde Sl. 141.2; Noite Lc.6.12

Ser o mais silencioso e tranquilo possível, nesse ponto tenho uma experiência, pois só conseguia me concentrar com o silencio, e quando começava a estudar aparecia tanta coisa tanto barulho pra me tirar a concentração, ai foi preciso pedir o auxilio do Espírito Santo que me fizesse entender o que eu estava lendo independente do local e ambiente. Comigo serviu, creio que se você tem essa dificuldade o Espírito Santo está pronto a te auxiliar, pois ele é o nosso ajudador. Lc. 5.16

Ser fielmente observado diariamente. Dt. 17.20; Sl 119.16

Um coração pronto pra obedecer, só ouvir não é o suficiente Tiago nos recomenda que não sejamos só ouvinte, mas praticantes da Palavra de Deus. Tg. 1.22-25

O Desafio é de entender que estudando a Bíblia que é a Palavra de Deus serve para o meu lar. Dt. 6.6,7 neste texto, os israelitas são vistos juntos de sua família, com os mandamentos de Deus em seus corações e sendo colocados no coração de seus filhos a cada dia.

É assim que você tem vivido?

É assim que precisamos viver. De acordo com a Palavra de Deus.

O Desafio de obedecer a Deus no século XXI tem que ser urgente, já. Muitos não recebem as bênçãos do Senhor por não viver uma vida de devoção diária, precisamos nos aplicar a leitura da Palavra de Deus, se não assim fizermos iremos desconhecer a vontade de Deus pra nossas vidas. Deus quer que vivamos pela Palavra diariamente a cada momento. Sl.1.2

Salmos 119.97
97 Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia!
Que Deus assim queira aplicar a sua Palavra em nossos corações e vivamos uma pratica de amor a Palavra a ao Evangelho de Jesus Cristo.

Deus continue nos abençoando.

Josias Sillva.

Javé Nissi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.