LOUVOR CONGREGACIONAL


2 Crônicas 5.12-14 
12 e quando todos os levitas que eram cantores, isto é, Asafe, Hemã, Jedutum e os filhos e irmãos deles, vestidos de linho fino, estavam de pé, para o oriente do altar, com címbalos, alaúdes e harpas, e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas; 13 e quando em uníssonoa um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem o SENHOR e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicos para louvarem o SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempreentão, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do SENHOR, se encheu de uma nuvem; 14 de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR encheu a Casa de Deus.

CHAMADOS PARA LOUVAR.
QUAL O PROPÓSITO DA MÚSICA NO CULTO?
Éfesios 4. 1-6
Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a quefostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa  só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.

CHAMADO CRISTÃOS
Todos que fazem parte ou ministram o louvor da igreja devem saber que; juntando talento musical e o conhecimento Bíblico, essa união nos leva a um louvor cada vez mais maduro e sincero a Deus. Sandro Baggio em seu livro (Música Cristã Contemporânea) nos adverte.
·         Ler a Bíblia?
·         Meditar na Palavra de Deus?
·         Ter uma vida de oração?

Infelizmente estas são práticas raras para ser observada na vida de alguns músicos cristãos, isso porque são mais músicos do que cristãos. Muitos músicos acham que viver uma vida de leitura e meditação da Palavra de Deus e uma vida de oração é só para quem é ministro ou líder da igreja. O fato de eu vir à igreja, só com um intuito de tocar ou cantar, porque faço parte de um grupo de música, isso não quer dizer que sou um cristão. O que demonstra que sou um verdadeiro cristão é a prática da Palavra de Deus, é viver os frutos do Espírito, é dar frutos, pois pelos frutos se conhece a árvore. (Mt.7.15-20). A música é um meio universal de expressão. Ela está presente em todas as culturas, em todas as épocas. Ela foi criada por Deus. No ato da criação já podemos ver a presença da música. Jó 38. 4,7 A música sempre ocupou um papel fundamental no culto de adoração a Deus. Salmos, o “Livro dos Louvores”, é o mais extenso da Bíblia. No culto do A.T havia 4000 músicos levitas e 288 cantores empregados para louvor a Deus, além disso, o texto bíblico nos conta que mais de cem sacerdotes eram responsáveis pelo serviço com um instrumento. 1Cr. 23.5; 25.7,8; 2Cr 5.12,13. Só essa grandeza já nos mostra a importância que a Bíblia da à música no culto a Deus.

QUAL O PROPÓSITO DA MÚSICA NO CULTO?
O primeiro propósito é de exaltar e louvar a Deus. Ed. 3.11 rendendo graças ao Senhor por suas misericórdias.

Glorificar a Deus
As nossas musicas tem glorificado a Deus?  Ou escolhemos as músicas apenas pela sua harmonia emotiva, ou por seu ritmo contagiante? As músicas que tenho cantado, estão de acordo com a Palavra e os propósitos de Deus?

QUAL O PROPÓSITO DA MÚSICA NO CULTO?
2Cr. 5.12-14. Este texto Bíblico nos mostra que à música cantada de uma forma espiritual pode produzir em um culto.

Edificar a Comunhão
Ela tem a tarefa de gerar unidade na diversidade dos participantes do culto. Sempre que isso acontece, a presença de Deus é experimentada de forma bem perceptível, como uma nuvem que se põe sobre o povo de Deus.
O culto público não é um meio de gerar individualismos ou estrelismos, em meio ao ministério de música da igreja. A música congregacional deve ser uma oportunidade de unir as vozes para expressar sentimentos, esperança e a gratidão de todos a Deus.
2 Cr 5.13 E quando eles uniformemente tocavam as trombetas e cantavam para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao SENHOR, e quando levantavam eles a voz com trombetas, e címbalos, e outros instrumentos músicos, para bendizerem ao SENHOR, porque é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, então, a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a Casa do SENHOR

QUAL O PROPÓSITO DA MÚSICA NO CULTO?

A música deve Abençoar os participantes do culto.
Cl. 3.16 A Palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria,ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração. 17 E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Este texto bíblico nos da o princípio que a música precisa servir à Palavra e preparar a congregação para ouvi-la. A música é um meio eficaz para a congregação proclamar a grandeza de Deus no culto.

Atos 16.25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.
A música da igreja de Cristo deve tornar perceptível a todo homem o conhecimento de Deus, da Verdade que pode transformar vidas.

QUAL O PROPÓSITO DA MÚSICA NO CULTO?

Ensinar Verdades Bíblicas.
Cl. 3.16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

As Verdades bíblicas ensinadas através da música são poderosas e eficazes. Quantos cânticos aprendemos na infância com os livros da Bíblia, versículos, passagens históricas que nunca esquecemos. Paulo exorta os colossos, “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos”. O que têm habitado em você?

QUAL O PROPÓSITO DA MÚSICA NO CULTO?

Favorecer a participação de toda a congregação.
Não vamos a igreja assistir um culto, vamos prestar culto ao Deus Vivo. Por isso devemos participar ativamente. “Ao quarto dia, se juntaram no vale da Benção, onde louvaram o Senhor”. 2 Cr.20.1-30.
A música no culto não deve ter uma conotação de “show”, de apresentação, mesmo quando é um número especial. (coral, solo, cantatas etc.) A música no culto deve proporcionar um momento coletivo de adoração, oração e reflexão. Enfim, fazer tudo pra glória de Deus, como cooperadores do Evangelho de Jesus Cristo.
O propósito da música na igreja está intimamente relacionado com a experiência da salvação;
“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome”. Hb 13.15 Quando a música está cumprindo o seu papel, toda a congregação é abençoada, e fica no coração dos visitantes, ecoando por toda semana, o som das canções celestes. “pois aqueles que nos levaram cativos nos pediram canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, dizendo: Entoai-nos alguns dos cânticos de Sião”. Sl. 137.3

Qual o Propósito?
·         Qual o propósito que nós temos vivido diante de Deus?
·         Qual o propósito que a música congregacional ou individual tem para nós?
·         Quando nós louvamos, qual o propósito que temos em nosso coração?
·         Quando venho ao culto, qual o propósito que está habitando em minha vida, para que eu possa prestar um culto racional?

Que Deus nos ajude a viver o propósito do seu reino, e que venhamos andar de modo digno da vocação a que fomos chamados.

Amém.


Josias Sillva.
Javé Nisi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.