O LOUVOR QUE ANUNCIA JESUS CRISTO



Lendo esse texto, pude logo trazer uma reflexão sobre o que tenho louvado a Deus. Tenho louvado a Palavra de Deus? E com essa atitude tenho anunciado a palavra de Deus através de o meu cantar?
Queria meditar com você neste texto do apostolo Paulo, na sua carta aos Romanos cap.10
O destinatário desta carta:
A carta é dirigida aos amados de Deus, que esta em Roma, chamados para serdes Santos (1:7), ou seja, Para uma comunidade mista de Cristãos judeus e gentios:
a) Judeus (6:14,15;7:1 conhecem a lei; o pecado dos Judeus (2:1 - 3:8); fala da importância de Abraão, de quem procede os judeus (4) e fala do papel de Israel na história da Salvação (9 - 11).
b) Gentios (1:5 - 6, 1:13,11:13; 15 :7) que estavam em Roma.
Veja que ele (Paulo) fala da falha de Israel querendo tirar da cabeça desse povo à exclusividade, mas também tira as declarações arrogantes dos gentios dizendo que foi somente por intermédio de Israel que a salvação chegou até eles. É por isso que no cap. 15:7 ele diz para eles se aceitarem. O cap. 3:9 diz: depois ele fecha no 22 e 23 dizendo. E o 29 e 30 diz: que Deus justifica todos os que crêem.
O Propósito
As cartas do N.T. foram escritas por uma ocasião especifica ou por uma circunstância especial. Usualmente a ocasião era algum tipo de comportamento que precisava de correção ou até mesmo erro doutrinário, que precisava ser endireitado ou um mal entendido que precisava de mais luz.
Propósito era resolver estes erros. O contexto determina o propósito - Agora o que estava acontecendo com a Igreja de Roma? A comunidade estava dividida - Judeus e Gentios - a salvação chegou até eles. É por isso que no cap. 15:7 ele diz para eles se aceitarem.
Romanos 10.14-17
14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!  Is 52:7; Nah 1:15; [Hch 13:2];
16 Mas nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?  Is 53:1; Jn 12:38;
17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

Não queremos entrar no contexto desta carta, mas através das informações que encontramos tanto expositiva, como Bíblica queremos meditar no que temos oferecido a Deus em nossos louvores congregacionais. Da mesma maneira que estava havendo um descaso com a palavra de Deus no contexto da carta, eles estavam mais preocupados com seus interesses do que com a pregação e exposição da Palavra de Deus. Hoje não está diferente, tanto com a Palavra como com os louvores, mas como a nossa função é de trazer reflexões sobre o louvor da igreja, eu irei me deter ao ponto louvor.

Devemos levar a outros a grande mensagem de salvação, para que respondam às boas novas. Como saberão desta mensagem seus queridos e vizinhos se ninguém o comunica? Está lhe chamando Deus a participar da proclamação desta mensagem para que seja conhecido em sua comunidade? Quais ideias e propostas que temos criado nos ministérios de louvor com relação à exposição da Palavra de Deus cantada? Eis a questão!

No v14 lemos; Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?

Em quem nós cremos? Se estamos louvando a um Deus verdadeiro, nós o invocamos e o adoramos, minha forma de viver tem anunciado a esse Deus Poderoso? Tenho cantado ou tocado e as pessoas que tem me visto e ouvido tem crido na pregação cantada? Como eles ouvirão a pregação se a minha vida, minhas canções não tem Deus? Precisamos voltar com muita pressa a presença de Deus, precisamos com muita pressa cantar a Palavra de Deus. Não basta fazer parte de uma linda equipe de louvor, ou cantar bem e tocar bem um instrumento, de nada adianta se não tiver Deus neles.

v15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!  

E como pregarão se não forem enviados, da a seguinte ilustração, enviados quer dizer sair do lugar e ir a outro. É uma ordem IDE. Como temos sidos enviados, como posso enviar, como posso sair de um ponto sem nenhum destino, onde vou chegar? Que informação devo levar. Preciso ser enviado a Palavra de Deus, alguém precisa me mostrar esse endereço A PALAVRA DE DEUS.  Para que eu possa encontrar O MAPA PRA VIDA ETERNA. Como está escrito: quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!  Como eu vou anunciar algo que nem conheço? Como eu posso catar a história de alguém que nem conheço? Como posso louvar a história de Cristo Jesus se ele nem faz parte de minha vida?
A Palavra diz quão formoso os pés dos que anunciam a paz, as Boas Novas de Salvação. Como ministros de louvor da casa do REI JESUS, precisamos conhecer a história do Messias e através desta mensagem de paz, ouvintes possam crer e também anunciar. Preciso fazer o IDE, eles crerão quando eu cantar. Aprenderão a ordem que nos foi dada e aprenderão a anuncias as Boas Novas de paz.

Como invocarão a Deus se eu não canto Deus?
Como crerão se eu não creio no sacrifício de Jesus?
Se não anuncio é porque não creio. Isso é logico.
Da mesma maneira que Israel estava discutindo uma exclusividade, muitas vezes nós agimos da mesma maneira, somos exclusivistas demais. Precisamos colocar essa palavra na perspectiva de Deus. Precisamos ser exclusivos de Deus. O apostolo Pedro entendeu essa mensagem quendo ele escreveu; Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido (Propriedade de Deus), para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Veja o entendimento do apostolo Pedro, somos exclusivos de Deus, fomos chamados para anunciar e não para procurar exclusividades.

O v16 do texto de Rm. 10 Mas nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?
Será que estamos nesse nível de incredulidade, ou temos obedecido à pregação do profeta? Será que os ouvintes que estão ao nosso redor, têm crido na nossa pregação cantada? Temos sidos desafiados a crer nesta pregação?

V17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Temos ouvido a Palavra de Deus? Temos praticado apalavra de Deus?
O que temos ouvido?
O apostolo diz: De sorte que a fé é pelo ouvir, e logo ele frisa o que devemos ouvir “e o ouvir pela palavra de Deus. Nós cremos naquilo a que damos ouvidos e se o que ouvimos está ligado a nossa cobiça, ai já era. Cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.  Tiago 1:14 e 15.
Precisamos dar ouvidos a Palavra de Deus, para ser feliz os nossos pés, pés de quem anuncia a paz, a palavra de paz.

Conclusão:
1) O que o Evangelho pregado e cantado pode fazer na vida de uma pessoa?
2) O Evangelho é poder - por isso penetra em qualquer lugar
Mais é preciso que o povo de Deus o leve.
3) O Evangelho é transformador - ( nossa vida deve refletir a luz)
Transforma nosso culto - nosso serviço
Transforma nosso tratamento com as pessoas.
Transforma nossa vida e intimidade com Deus.

Que Deus nos ajude a escutar, viver cantar e anunciar esse Evangelho de Paz e Esperança.

Josias Sillva.
Javé Nissi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.