A MÚSICA NO CULTO 2



Encontrar o povo de Deus reunido para render um culto de louvor e adoração é um tema predominante nas Escrituras, e cada tempo com seu estilo, mas a harmonia era um fator obrigatório a todos. Harmonia essa que não temos visto em alguns cultos de igrejas cristãs. Na perspectiva dos primeiros cristãos, a adoração era mais que o tempo separado na vida diária; ela era a própria vida diária. Talvez essa percepção tenha nascido da compreensão de que Deus não somente deseja ser adorado e merece isso, como também ordena que só adoremos o Deus Único e Verdadeiro. Mt. 4.10 Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’". (NVI)

Como também ele escolhe seus adoradores Jo. 4.23 No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. (NVI)

É certo que a adoração vai muito mais além do momento em que cantamos no culto publico. Adorar é expressar toda a minha gratidão a Deus, sabendo que o milagre da graça e da misericórdia foi dado a mim gratuitamente, esse é o motivo que devo sempre o adorar, Ele enviou seu filho, esse filho morreu por mim, e através dele tenho livre acesso agora, pois antes eu era inimigo de Deus Rm 5.10. Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida! Mas ele me amou me escolheu e me elegeu para ser seu filho, há motivo mais grandioso que esse? Por isso devo o adorar de todo o meu coração, de toda a minha força e de todo o meu entendimento. Dt. 6.5 Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.
Adorar a Deus é cultuar ao Senhor em todos os aspectos do nosso relacionamento com Ele, quer seja por meio de nossa participação, da maneira como conduzimos outros à adoração, como oferecemos nossos dons e talentos, como cantamos, como oramos, como nos portamos no momento da pregação, como nos relacionamos com os irmãos, como ofertamos e como promovemos o nosso testemunho cristão. Adoração vai muito mais além do que imaginamos. Tocar uma musica ou cantar no culto isso não quer dizer que eu esteja adorando, antes do tocar ou cantar, preciso observar outros fatores mais importantes do meu relacionamento com Deus. O dedilhar o instrumento ou abrir a boca, isso não é tudo. Deus exige muito mais.

A PRIORIDADE DA MÚSICA NO CULTO.

Qual a prioridade que você dá a música no culto?
Sabemos que a musica não é o único elemento do culto, mas em muitas igrejas, ou comunidade (linguagem de algumas igrejas), existe um exagero enorme com relação à música. Quando se dá a oportunidade para o ministério de musica da igreja, existe um exagero de tantas musicas que se cantam, que não se tem mais espaço para a Palavra de Deus, em vez de culto com vários elementos, agora um megashow. Certamente a música tem o seu papel no culto ela traz algumas contribuições para os que estão neste evento solene oferecido a Deus.
A música trabalha entre a emoção e a convicção, trazendo vida e dinamismo.

Emoção: é claro num culto você ver uma pessoa chorando quando esta se cantando uma música suave. Podemos até achar que; aquele Irmão(a) está num momento muito especial de adoração! Nem sempre é isso, muitas vezes aquele momento aquela pessoa está passando por um momento triste de sua vida, e aquela canção atingiu um local bem afetado, que fez ela(e) derramar seus sentimentos.

Convicção: Este ponto podemos entender que para louvar a Deus, devemos ter convicção do que estamos cantando. Expressar que Deus é grande e Misericordioso, não é uma simples palavra. É uma verdadeira expressão que devo ter quando digo DEUS É GRANDE.

Ela traz a memoria aquilo que aprendemos por meio da pregação e da leitura da Palavra de Deus. Quando cantamos, repetimos o que já memorizamos e expressamos o nosso conhecimento espiritual. Devemos cantar as escrituras, não musicas cheia do eu, mas cheias de Deus.

A música ela traz comunhão entre mim e Deus e comunhão entre eu e meu irmão. A música no culto deve expressar uma coletividade de adoração e amor por Deus.

OS TIPOS DE MÚSICA NO CULTO

Quando olhamos pra o nosso contexto, temos visto todo tipo de musica, música para todos os gostos, menos para o agrado de Deus. Como músicos e cantores da casa do Rei, precisamos ter muito cuidado com as músicas que escolhemos para oferecer a Deus no culto que estamos oferecendo a ELE.  Temos que ter cuidado para não oferecer musica estranha a Deus.

Quando olhamos para o novo testamento, percebemos que a igreja primitiva incluía pelo menos três tipos de músicas em seus cultos: salmos, hinos e cânticos espirituais.
Ef. 5.19. falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, (NVI)

Cl 3.16. Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações. (NVI)

O apostolo nos exorta a habitarmos na Palavra de Deus, habitar quer dizer criar bases alicerçadas na Palavra de Deus e edificar a minha vida na Palavra. Logo depois ele diz Ensinando e aconselhando uns aos outros com toda sabedoria, não sabedoria minha, mas sabedoria do alto. Pois quando eu estou habitando na Palavra de Deus, com certeza a sabedoria do alto estará habitando em meu viver. Mas o que se vê são músicas totalmente fora de contexto, musicas que só traz entretenimento, menos ensinamento e aconselhamento espiritual para as vidas sedentas. Ralph P. Martin, em Adoração na Igreja Primitiva, Edições Vida Nova, faz a seguinte interpretação.

Salmos. Refere-se ao livro dos Salmos do Antigo Testamento, também chamado de saltério. Eram cantados, mas poderiam ser lidos publicamente. Daí o próprio salmista dizer: “Salmodiai a Deus, cantai louvores; salmodiai ao nosso Rei cantai louvores” Sl 47.6

Sl. 30.4 Cantem louvores ao Senhor, vocês, os seus fiéis; louvem o seu santo nome.
Sl. 47.7 Pois Deus é o rei de toda a terra; cantem louvores com harmonia e arte.
Sl. 66.2 Cantem louvores ao seu glorioso nome; louvem-no gloriosamente!
Leia também. Sl. 68.4; 68.32; 71.23; 81.2

Hinos. No hino a verificação métrica é mais trabalhada. Seriam composições mais compridas, e há evidencias de que alguns exemplares desdes hinos se achem no próprio N.T (Fp. 2. 6-11; Cl 1. 15-20)

Cânticos espirituais. Referem-se a fragmentos de louvor espontâneo que o Espírito Santo inspirador colocava nos lábios do adorador elevado, como dá a entender em 1Co. 14.15. Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. E também provavelmente se refere a cânticos que a igreja primitiva já estava cantando como fruto da nova fé. Quando a Palavra diz que tenho que adorar a Deus em espírito e em verdade. Preciso definir estes dois pontos. Em espírito, porque Deus é espírito, em verdade porque Jesus é a verdade. Ou seja, as canções que devo cantar tem que estar cheia do espírito de Deus, expressando e anunciando Jesus Cristo.

Como cristãos chamados a adorar temos que ter essa mensagem em mente, a adoração o modelo já está escrito na Palavra de Deus, não preciso criar, ou inventar moda ou modelo achando que Deus irá receber. O modelo já está escrito, só precisamos seguir o script de Deus e o adorar em espírito e em verdade, porque são esses adoradores que o Pai procura.

Estudo retirado e adaptado da revista Jovens vinde Adoremos! Editora Cristã Evangelica.

Javé Nissi.
Josias Sillva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.