COMO VAI O MINISTÉRIO DE MÚSICA DA IGREJA?

Qual tem sido o principal objetivo de nossa adoração?
A quem temos adorado?
Como temos adorado?

O Catecismo Maior de Westminster pergunta Nº 1;
1. Qual é o fim supremo e principal do homem?
Resposta. O fim supremo e principal do homem e glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Rom. 11:36; 1 Cor. 10:31; Sal. 73:24-26; João 17:22-24.

ADORAÇÃO:
Culto, honra, reverência e homenagem prestados a poderes superiores, sejam seres humanos, anjos ou Deus (Sl 96:9). Na Bíblia há quatro etapas de desenvolvimento da adoração a Deus.
1.      Os patriarcas adoravam construindo altares e oferecendo sacrifícios (Gn 12:7-8; 13:4).
2.      Em seguida veio à adoração no TABERNÁCULO e no Templo, com um sistema completo de SACRIFÍCIOS.
3.      A adoração nas SINAGOGAS começou durante o CATIVEIRO.
4.      Da adoração cristã fazem parte pregação (At 20:7), leitura das Escrituras (1Tm 4:13), oração (1Tm 2:8), louvor (Ef 5:19) e ofertas (1Co 16:1-2), além de batismos (At 2:37-41) e da ceia do Senhor (1Co 11:23-29).

Em Êxodos 20.1-7 a Palavra de Deus nos mostra o imperativo não terás outro deuses além de Mim v3.

1 E Deus falou todas estas palavras: 2 "Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. 3 "Não terás outros deuses além de mim. 4 "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. 5 Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,6 mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos. 7 "Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão

Porque Deus nos deu essa lei?
Porque insistimos em quebrar essa lei?

Deus arquitetou o seu projeto, e esse projeto tem que ser executado de acordo com o plano de ação que ele criou. E esse projeto só conseguimos cumprir quando o estudamos e o conhecemos. Qual mestre de obra começa edificando um edifício sem primeiro conhecer e estudar o projeto?

Quando Deus instituiu a lei para o seu povo, é porque Ele sabia que nós teríamos essa capacidade de tentar mudar o seu projeto, Ele sabia que precisávamos desse projeto para seguir a risca (Sl 119.4). Sem esse projeto e o plano de ação de Deus, com relação à adoração, nós agiríamos de acordo com os nossos gostos e meios.

O PROJETO DO HOMEM
O que tem acontecido nos últimos tempos é que, temos tentado adorar a Deus de acordo com o nosso modelo de projeto, e temos criado planos de ação e estratégias sem fundamentos bíblicos, oferecendo coisas condenadas a Deus. Quando não agimos de acordo com a Palavra de Deus, “colocamos na nossa mente e na mente das pessoas que o projeto e o plano de Deus já estão ultrapassados, faz muito tempo que Deus deu essa lei para o povo, hoje estamos numa época diferente, século XXI, porque seguir algo tão antigo?”. Temos novas tendências, os músicos tocavam com instrumentos feitos no facão, hoje temos instrumentos tecnológicos mais aperfeiçoados. A tecnologia agora é a peça chave da vez. Não quero aqui dizer que a tecnologia é coisa do Diabo não! Mas quando usamos meios, tentando burlar um projeto perfeito, o que estamos achando de Deus? Que (bill Gates) é o cara e Deus é passado.

Temos criado modelos de cultos, modalidades de musicas, meios sem fins espirituais, mas com bons fins lucrativos. Isso agora é o que vale. Menos a Palavra de Deus.

A adoração a Deus só será verdadeira, quando a usarmos de acordo com o projeto e modelo de Deus instituído para o seu povo.

A música desenvolvida em nossas igrejas, hoje, tem que ser a nossa preocupação constante, isso porque a Igreja de Cristo ainda não atentou para o uso da música no culto como um meio para ensinar, exortar, instruir, como a Bíblia nos indica Cl.3.16,17. Em contrapartida, parecem usar música como um meio de diversão, onde o cantar perde a sua função primeira para dar lugar ao entretenimento, negligenciando-se o texto que se canta. Desta forma, o culto perde o seu sentido e passa a ser avaliado a partir da quantidade de cânticos cantados e pelo ritmo.

Até onde iremos com isso?
Até quando estarão fechados os nossos olhos e ouvidos, para essa desordem que se encontra na música cristã?

O PROJETO DE DEUS
Precisamos seguir o projeto de Deus. Jo. 4.24
Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Kevin j. Conner em seu livro “Os Segredos do Tabernáculo de Davi” diz; O Senhor Jesus disse que o Pai procura aqueles que o adorem “Em espírito e em verdade”. O homem foi criado para adorar a Deus. No entanto, ele não sabe como adorar a Deus adequadamente, apesar de seu anseio em adora-lo. É por essa razão que o homem elabora formas de adoração ou algum tipo de programa para os cultos religiosos e pede a Deus que abençoe esse programa. Como o homem não sabe como Deus deseja ser adorado, ele desenvolve várias formas de adora-lo, as pessoas se congregam de uma forma que deseja de acordo com suas referencias e inclinações espirituais e que não ofenda suas concepções e seu estilo de vida.

COMO PODEMOS ADORAR EM ESPÍRITO?
COMO PODEMOS ADORAR EM VERDADE?

Adorar em espírito é entender que o Espírito Santo vem sobre o espírito redimido do crente, provocando amor, adoração, devoção, honra e respeito para levar-nos a Deus. Sem o Espírito Santo, o louvor é cantoria, mas com o Espírito, é adoração reverente e consciente do Deus ao qual estamos louvando. O homem é nascido de novo em espírito pelo Espírito Santo (Jo. 3.1-5). 3 Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. 4 Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! 5 Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

O nosso espírito deve estar em comunhão com o Espírito Santo de Deus (Rm 8. 16 O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.) 1Co. 6 17 Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.

Quando o Espirito Santo atua sobre o espírito redimido, a adoração em espírito sobe até Deus, que é Espírito. Jo. 4. “24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".

A adoração em verdade, é adorar de acordo com a Palavra de Deus. Jesus disse: “Santifica-os na verdade: a tua Palavra é a verdade”! Jo. 17.17. A Palavra de Deus é a Palavra da Verdade.

Portanto, para adorar a Deus precisamos conhecer o seu projeto, e como ele quer que atuemos no seu plano de ação. Ação essa que é completa em Jesus Cristo.



Josias Sillva.
Javé Nissi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.