PRINCÍPIOS PARA UMA BOA LIDERANÇA




Por inúmeros pedidos no meu e-mail, para eu escrever um pouco mais sobre liderança, resolvi esse mês me ater um pouco a este tema. Espero que o Senhor nos oriente neste sentido e que possamos falar o que o Senhor nos ensina em sua palavra sobre o princípio da liderança. Quero neste primeiro tema tratar do chamado de Deus para o líder. Em muitos textos vemos o chamado de Deus a grandes homens, escrevendo lembro-me de alguns. Moisés Êx. 3.1-10; Josué capítulo 1 relata o chamado de Deus a Josué; Em Isaías capítulo 6 relata o chamado de Deus a Isaías e outros...

Podemos ver que não é uma escolha nossa e sim de Deus. Um chamado especial para cuidar do rebanho do Senhor. “Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei” (Ezequiel 22.30).

Tenho recebido relatos de lideres e membros de grupos de musica, situações difíceis que o louvor da igreja do Senhor tem passado. E todos os relatos me levaram a esta conclusão. “os lideres precisam fechar o muro e se colocar na brecha perante o Senhor Deus dos Exércitos”.

Partindo para o nosso tema principal:

O que vem a ser um líder?
1.      É uma pessoa consciente do seu papel na liderança, sabe que está no comando e que este comando foi lhe outorgado por Deus.
2.      Também está consciente que exerce um forte impacto e influência na vida de seus liderados, ele não deve de forma alguma incidir uma influência forçada. Isso deve ser natural.
3.      Ele é alguém que vê as necessidades das outras pessoas e esta sensível para com elas.
4.      Procura na maneira do possível, ajudar seus liderados a desenvolver bem o seu papel no corpo de Cristo.
5.      Deve demonstrar um amor genuíno, como um amor de um pai pelo filho. Afinal de conta eles são o rebanho que Deus lhes confiou em suas mãos e um dia prestará contas.
6.      O líder tem que ter integridade inquestionável
7.      Um líder deve-se comunicar bem, ou seja, ter uma boa comunicação com o grupo.
8.      O líder deve saber motivar seus liderados, uma motivação bíblica e a correta.
9.      O líder tem que ter amor pela Palavra de Deus, meditar dia e noite.

Todo o poder que o líder vem a possuir deve primeiramente ser por ele reconhecido que lhe foi concedido por Deus. Tudo provêm de Deus. “Eu sou a videira; vós os ramos. Quem permanece em mim e EU nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. Jo 15.5. Sem Cristo o líder nada pode. “o exemplo máximo de liderança é Jesus Cristo. Seu grupo era constituído por doze, incluindo um que duvidou, outro que negou conhece-lo e ainda outro que o traiu entregando-o aos assassinos. No entanto, com este pequeno grupo ele mudou o mundo”.

O líder não deve ser um ditador. Aquele que chega com palavras e diz tudo o que se deve fazer. Ele deve procurar inculcar na mente das pessoas que elas devem participar na elaboração dos projetos, dos planos, etc. assim, ele não ira exercer uma função autoritária e poderá com isso estar desenvolvendo novos líderes dentro do grupo. O líder deve, no entanto ter a consciência que deve sempre estabelecer metas, bem como os meios necessários para atingi-las. Para isso uma boa comunicação é fundamental. O líder deve saber dizer exatamente o que pretende e como pretende a boa comunicação é imprescindível para a realização das metas, consequentemente os liderados não terão problema ou dificuldade em segui-lo. O líder deve estar sempre motivando o grupo e a si mesmo. Quando o trabalho é bem executado, ele deve dar crédito às pessoas por isso, deve elogiar o trabalho bem feito. Deve também cobrar quando o trabalho não acontece.

O bom líder é aquele que deixa uma marca na vida bem como no coração das pessoas que ele lidera. O seu proceder fará com que alguém sinta o desejo de fazer o que a palavra de Deus diz. Ele procura causar um impacto na vida dos liderados, não para querer receber glória ou querer aparecer, mas para que seja um fruto para toda a eternidade.
 

Falando sobre marcar a vida e o coração dos liderados, lembro-me de um episódio que aconteceu comigo, passei oito anos liderando um grupo em uma cidade do interior do MT. Quando sai desta cidade olhei e vi o carinho das pessoas como me abordavam e como se dirigiam a mim, com palavras de gratidão, depois de dois anos retornei a essa cidade para uma visita, e procurei visitar uma pessoa em especial, quando essa me viu em seu portão, as palavras lhes faltaram a boca e as lagrimas correram em seu rosto, a primeira palavra que essa pessoa proferiu foi; “Ah Josias agradeço a Deus todos os dias por ter colocado você em minha vida”. Isso é gratificante quando você vê que marcou a vida de alguém com atitudes positivas, e essa pessoa e ver essa pessoa lhe dizer que agradece a Deus todos os dias por você ter feito a diferença na vida dela. É maravilhoso demais, você olha para os céus e diz, obrigado Senhor, por estar me usando para tua glória. Queridos é bom servir ao Senhor, é maravilhoso trabalhar na obra do Senhor e agir segundo a sua vontade.

Que o Senhor nos ensine a cada dia liderar o seu povo segundo a sua vontade. E que a glória seja toda do nosso Deus.

A liderança não é só isso que escrevi acima, mas é um bom princípio para cumprirmos a Palavra de Deus.
Javé Nissi
Josias Sillva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.