A Necessidade da Adoração

Jo 4:20-24 (20) ​Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. (21) ​Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.

A necessidade de viver uma vida em busca de um lugar para a adoração vem desde os antigos, a buscamos um lugar para a adoração, são vários relatos na Bíblia de lugares aonde as pessoas vão em busca de um momento de adoração, tanto coletiva quanto a sós. Esta necessidade até levantou-se questões teológica de onde se deve adorar, ou como deve ser a adoração...
Este texto da mulher samaritana é um clássico, e que nos traz muitas verdades a respeito da adoração, sempre que ouvimos falar de adoração, este é um dos textos que são mencionados por todos os preletores, escritores e etc. Eu muitas vezes já ministrei baseado neste texto, e todas as vezes que o leio, Deus traz verdades incontestáveis para a minha vida. Nesta postagem vamos falar sobre a necessidade da adoração, necessidade esta que nos faz sair de nossas casas, alguns todos os dias, outros algumas vezes na semana e muitos saem só aos domingos, isso porque, muitos trabalham e estudam durante a semana e outros que são realmente domingueiros. Mas mesmo esses sentem a necessidade de sair para ir a um lugar para adorar.
A questão é que em muitas discussões teológicas se discutem o local, momento, jeito ou modelos de adoração, o problema é quando se discutem questões que por sua vez o texto por si só já nos esclarece tudo, não há o que discutir aqui. Vejamos algumas informações que este texto nos traz.
V.20 ​Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.

Nossos pais adoravam – vejamos que este ponto foi colocado no passado, “nossos pais adoravam” aqui já temos algumas informações nestas palavras.

1.      Nossos pais – havia uma história por trás de tudo
2.      Nossos pais – tinha pessoas envolvidas
3.      Adoravam – também um modelo que era ensinado de adoração
4.      Neste monte – existia um lugar para adorar
5.      Vós entretanto dizeis – também existia um conflito
6.      Que em Jerusalém – Um conflito que já está ultrapassando gerações

Vejam que só fui lendo e relatando alguns pontos que existem no v.20 deste texto. Percebam quanto é importante, nós nos empenharmos a ler e meditar na palavra de Deus. Ela é a nossa bússola o cerne para a nossa vida. A necessidade, vivemos em um mundo globalizado, aonde as informações vão se multiplicando a cada momento, e se não nos apegarmos nesta Verdade Cristo Jesus, seremos também cauterizados pelos falsos ensinamentos. O Apostolo Paulo nos alertou em sua carta em 2Tm 2:14-18 (14) Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus, para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não tem proveito, e serve apenas para perverter os ouvintes. (15) Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade. (16) Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade. (17) O ensino deles alastra como câncer; entre eles estão Himeneu e Fileto. (18) Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e assim a alguns pervertem a fé.

Esta mulher colocou um tópico na conversa com Jesus, como falei antes que é uma discursão de outros tempos, o lugar em que se deve adorar. Mas Jesus se posiciona v21. Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.

1.      Mulher – uma forma respeitosa de se dirigir a uma mulher naquela época.
2.      Podes crer – a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus
3.      Crer – Creia em Jesus e será salvo tu e a tua casa At 16.31
4.      A hora vem – Jesus prevendo a sua morte
5.      Quando nem neste monte e em Jerusalém – e sim através Dele o Cristo Ressuscitado.

O melhor lugar para se adorar é na presença do Messias, o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Não existe mais lugar físico, agora só me resta o adorar. Para ELE não há limites físicos o Senhor está em todos os lugares, o salmista diz, para onde me ausentareis de tua presença Sl. 139.7 ainda o salmista conhecia este ponto principal da adoração Sl 51.17 Os sacrifícios que agradam a ti ó Deus, são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus não desprezarás.
Aquele que entende o verdadeiro sentido da adoração, sabe que a sua necessidade tem que estar sendo suprida em Cristo Jesus, não importa mais o lugar físico, mas um coração quebrantado e conhecedor da boa vontade de Deus para com os que o buscam em Espírito e em Verdade. Que possamos viver esta verdadeira adoração crer no Filho através de seu Santo Espírito e seremos salvos.
Que Deus nos ajude a vivermos uma vida santa e em adoração ao Rei Jesus.

Josias Sillva
Javé Nissi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.