Salmos 135:1-7
(1) De Davi. Aleluia! Louvem a Deus, o SENHOR, vocês que são seus servos, (2) vocês que estão na casa dele, no Templo do nosso Deus! (3) "Louvem o SENHOR porque ele é bom; cantem louvores a ele porque é bondoso." (4) Pois o SENHOR escolheu Jacó para ser dele, escolheu o povo de Israel para ser o seu tesouro. (5) "Eu sei que o SENHOR é grande; o nosso Deus está acima de todos os deuses." (6) O SENHOR faz o que quer, tanto no céu como na terra, tanto nos mares como nos oceanos profundos. (7) Dos fins da terra, ele traz as nuvens, prepara os relâmpagos para as tempestades e faz com que o vento saia dos seus depósitos. NTLH

Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam em nossas vidas desde agora e para todo o sempre, amém.

Um convite do salmista Davi para entrarmos na presença de um Deus grande e que governa tudo da maneira que lhe apraz.
Percebam que não coloquei nenhum tema neste texto, porque cabe a mim e a você refletir neste ponto importante.
·         Que tipo de louvor tenho oferecido a Deus?
·         Como tenho me apresentado diante Dele?
·         Ele tem recebido o meu louvor a minha adoração?
·         Aonde preciso ajustar minha vida, para que a minha adoração alcance o coração de Deus?
Meus irmãos são perguntas que devemos fazer sempre com relação ao que temos oferecido a Deus. Quando percebemos que o ano está terminando, nos enchemos de propósitos, planos, projetos, desejos, e etc. Mas muitas das vezes nestes planos e propósitos, não colocamos Deus como prioridades. Só pensamos Nele quando todos os projetos foram ou estão indo por água a baixo. O texto do salmista Davi nos convida a louvarmos a Deus, e logo diz, vocês que são servos, vocês que estão na casa DELE, no templo do nosso Deus v1, 2e 3. Louvem porque Ele é bom, cantem porque Ele é bondoso.
O louvor tem que ser em gratidão a sua bondade e graça, por seu favor, um favor que nos deu um privilégio maravilhoso de o servir de todo o nosso coração de toda nossa alma e de todo o nosso entendimento. Esse texto é maravilhoso pois ele nos convida a louvar a um Deus que pode todas as coisas, porque tudo está nas suas mãos. Glorias ao nosso Deus por isso.

Meus amados queremos refletir só dois pontos sobre o que a música da igreja precisa ter, para que ela seja uma música agradável a Deus. não quero aqui limitar colocando só dois pontos, mas queremos só esses dois pontos para este texto. É muito comum no meio das igrejas, termos ministérios louvando, ministrando canções que não tem base alguma na palavra de Deus, isso por conta de muito modismo, coisas que são contaminadas estão se entranhando em alguns grupos musicais das igrejas, e aqueles que não estão antenados em Cristo também estão propícios a cair no mesmo erro. Mas os pontos que queremos refletir não é esse, e sim com relação ao convite do salmista que lemos e partindo deste princípio precisamos atender a este convite com alguns pontos em mente.

 ·         1 A música deve edificar a comunhão. 2 Cr. 5. 12-14

(12) E todos os levitas que eram músicos, isto é, Asafe, Hemã e Jedutum, e os membros dos seus grupos de famílias estavam de pé no lado leste do altar, vestidos de roupas de linho e com pratos musicais, harpas e liras nas mãos. Junto com eles estavam cento e vinte sacerdotes que sabiam tocar trombetas. (13) Aí todos juntos começaram a tocar as trombetas e a cantar em voz alta para dar graças a Deus, o SENHOR, e o louvarem. Com acompanhamento de trombetas, pratos e outros instrumentos musicais, eles louvaram a Deus e cantaram assim: “Louvem a Deus, o SENHOR, porque ele é bom, e porque o seu amor dura para sempre. ” Quando os sacerdotes estavam saindo, uma nuvem encheu o Templo de Deus, o SENHOR, (14) com a glória do SENHOR. Por isso, eles não puderam voltar para dentro a fim de realizar os seus atos de culto. NTLH

Meus irmãos ao ler este texto fiquei maravilhado, e imaginando a sonoridade que existiu neste momento, como tenho formação em regência orquestral e ao ver e ouvir uma orquestra executando uma peça de Sebastian Bach, Mozart e outros compositores, percebe-se uma harmonia maravilhosa que muitas das vezes ficamos a pensar, como é que eles fizeram isso? E fiquei tentando imaginar a sonoridade de cento e vinte sacerdotes com trombetas tocando e exaltando ao Deus todo poderoso. fiquei imaginando a sonoridade, a textura musical a qual alcançou esses instrumentos acompanhado de um grande coral. Perceba que todos numa só voz exaltavam a Deus, dizendo que ele é bom e que o seu amor dura para sempre v.13. Comunhão esse é um papel fundamental que o ministério de música precisa exercer na congregação. “J.H Jowett diz em um de seus livros, muitas músicas se caracterizam por individualismo exagerado que as torna improprias para o uso geral no culto público”. Muitos grupos musicais tentam buscar para si atenção, com uma boa execução instrumental ou vocal e esquecem que o seu papel é conduzir a igreja a uma adoração coletiva, uma expressão de adoração coletiva a Deus.

·         2 A música deve anunciar Jesus Cristo
Cl 3:16-17 (16) "Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração." (17) E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai.
É importante demais termos essa visão do Reino de Deus, tudo o que eu for realizar na casa do Pai tem que ser com esse propósito, anunciar Jesus Cristo.

Que essa seja a nossa motivação neste novo ano como ministros do louvor da Casa do Senhor. Proclamar as boas novas de salvação através do cantar e do adorar a este Deus que criou todas as coisas.

Alguns pontos deste texto foram tirados da revista, Verdadeiros Adoradores da Editora Cristã Evangélica.

Feliz 2016 para todos em Cristo Jesus.
Josias Sillva
Javé Nissi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.