QUAL A MOTIVAÇÃO CERTA?




Qual ou quais as motivações que tenho para adorar a Deus?
Porque devo adorar a Deus?
Qual o objetivo principal da adoração?
Porque os motivos principais mudaram nas igrejas em nosso século?

Estive me perguntando esta semana sobre estes assuntos, porque isso tem acontecido nos ministérios das igrejas cristãs?

Estas perguntas me vieram à mente, por um simples motivo, tenho recebido pela misericórdia de Deus alguns convites para ministra em algumas igrejas, sobre louvor e adoração. E o questionamento que me veio à mente foi logo no dia seguinte, onde eu faço um balanço de tudo o que ocorreu no evento ou encontro realizado por tal igreja. Tenho chegado a algumas conclusões sobre os questionamentos de alguns ministérios de louvor. Pois nas palestras e estudos que tenho ministrado, tenho percebido uma mudança radical nos músicos e membros dos ministérios de musicas das igrejas.
São os questionamentos:

·         Sobre as canções
·         Sobre os ritmos
·         Sobre os equipamentos
·         Sobre os movimentos musicais (tocar em outras igrejas)
·         Bandas paralelas aos da igreja
·         Grupos separados dentro da mesma igreja
·         Porque não usamos tal ritmo?

Sempre que termino um estudo ou palestra, tem o momento de perguntas e discursões sobre o tema ou o ministério em debate. Pra minha surpresa, nunca vem perguntas sobre o tema refletido, ou o assunto que foi estudado no dia. Os questionamentos que se vem são sempre questões do dia a dia de cada membro e de cada ministério.

Podemos observar que, não se tem uma programação no ministério para estudos bíblicos, ensaios, momentos de lazer para o ministério, momento de devocional para o ministério e a sós, e por ai vai.

Pude perceber que os ministérios de musica da igreja, conhecem muito pouco de Jesus e do Deus ao qual estão adorando, temos nos preocupado mais com os pormenores do que com o principal, Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mt.6.33 e o que me deixa mais preocupado é que, esta situação é geral, em todos os lugares que passo, sempre os mesmos problemas.

Aonde vamos parar?
Para que lado seguir?
Como podemos mudar esta situação?

Lembro-me de uma promessa do Senhor a Salomão dizendo: 2 Cr. 7 12-18
12 o Senhor lhe apareceu de noite e disse: "Ouvi sua oração, e escolhi este lugar para mim, como um templo para sacrifícios. 13 "Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu povo enviar uma praga, 14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. 15 De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar. 16 Escolhi e consagrei este templo para que o meu nome esteja nele para sempre. Meus olhos e meu coração nele sempre estarão. 17 "E se você andar segundo a minha vontade como fez seu pai Davi e fizer tudo o que eu lhe ordeno, obedecendo aos meus decretos e às minhas leis, 18 firmarei o seu trono, conforme a aliança que fiz com Davi, seu pai, quando lhe disse: ‘Você nunca deixará de ter um descendente para governar Israel’. 19 "Mas, se vocês se afastarem de mim e abandonarem os decretos e os mandamentos que lhes dei, e prestarem culto a outros deuses e adorá-los, 20 desarraigarei Israel da minha terra, que lhes dei, e lançarei para longe da minha presença este templo que consagrei ao meu nome. Farei que ele se torne motivo de zombaria entre todos os povos. 21 E embora agora este templo seja imponente, todos os que passarem por ele ficarão espantados e perguntarão: ‘Por que o Senhor fez uma coisa dessas a esta terra e a este templo? 22 E a resposta será: ‘Porque abandonaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, que os tirou do Egito, e se apegaram a outros deuses, adorando-os e prestando-lhes culto; por isso ele trouxe sobre eles toda esta desgraça’ ".

Precisamos entender que o lugar de adoração, é um lugar santo, pois se foi ele quem escolheu esse lugar de adoração Ele se faz presente, e para eu oferecer qualquer sacrifício preciso estar santificado, preciso estar com minhas mãos e o meu coração limpo. Is.1.12 Quando lhes pediu que viessem à minha presença, quem lhes pediu que pusessem os pés em meus átrios? Muitas vezes entramos na presença de Deus como intrusos, sem realmente saber se ELE nos convocou e quer a nossa presença diante DELE. Is. 1.13-15 13 Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembleias cheias de iniquidade. 14 Suas festas da lua nova e suas festas fixas, eu as odeio. Tornaram-se um fardo para mim; não as suporto mais! 15 Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue!

Por isso as perguntas que faço no iniciam, qual a motivação está me fazendo entrar na presença de Deus.

O estilo de música?
Meu corte ou roupa?
Meus colegas gostam de me ver cantar?
A igreja que frequento é um show a banda que toco ou canto?

O templo agora somos nós, templo preparado para servir ao Senhor Deus de Israel, agora somos povo exclusivo de Deus, separados para a boa obra, a qual Deus de antemão preparou, precisamos entender que somos feituras dele, precisamos conhecer o Deus a qual nós servimos, e o adorar com excelência. Confesso a vocês que esta reflexão me fez meditar na minha vida, e me fez procurar qual a motivação que tenho diante de Deus.

Quero encerrar com uma pergunta:
Qual o fim principal do homem?
O fim supremo e principal do homem e glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Rom. 11:36; 1 Cor. 10:31; Sal. 73:24-26; João 17:22-24.




Que Deus nos ajude a buscar o Senhor de todo o nosso coração. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13


Josias Sillva
Jave Nissi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.