Pelos Seus Frutos os Conhecereis



Vivemos em momentos difíceis onde o sincretismo tem aumentado na sociedade. Existe um alerta da Palavra de Deus para os cristãos em Mt 7.15-20 sobre os falsos profetas. Como cristãos não podemos viver desapercebidos das coisas que andam acontecendo, tanto na sociedade como nos meios evangélicos. Isso envolve tanto os pregadores como os ministros de música da igreja do Senhor Jesus. Os falsos mestres vêm de todos os lados. A Palavra diz Cl 3.16 que a música também ensina, exorta e admoesta… com isso vemos que também existe falso profeta no meio musical. Precisamos estar atentos a Palavra de Deus para não cairmos nas garras de satanás. Voltando ao texto de Mateus 7 a palavra de Deus nos da uma direção a qual devemos seguir, vs20 diz “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”.

Em Gl 5.22,23 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Jesus disse que o mundo conheceria que somos seus discípulos através do nosso amor ao próximo Jo. 13.35.

Para reconhecimento de um falso profeta só é necessário olhar para os frutos. Se observarmos o que ele fala ou profetiza podemos simplesmente perder o foco da Palavra de Deus que nos exorta a olhar os frutos.

O fruto do Espírito deve ser discernido, isto é, os motivos e as intenções de uma pessoa devem ser identificadas ou claramente reconhecidas. Frase de John Bevere livro “A voz que Clama”


Jotta Sillva
Javé Nissi


 A Ministração deve trazer aos ouvintes Frutos de Arrependimento


O ministério tem sido um grande negócio para ministros e cantores do século XXI. Programas cristãos na televisão que mais parecem produções de hollywood, encorajando os cristãos a serem espectadores e “músicas cristãs” que seguem o padrão do mundo e não de Deus.  Alguns exigem uma soma exorbitante de dinheiro para “ministrar” seus cânticos. Se a igreja não puder pegar o preço que exigem, eles simplesmente não vêm. Eles têm empresários para programar sua agenda e não o Espírito Santo. A ênfase está no entretenimento, e não na ministração, ainda que eles se autodenominem ministros. Muitos defendem esses músicos dizendo que estão levando a mensagem àqueles que nunca ouviram. A pergunta é: que tipo de mensagem estão proclamando? O estilo de vida de um ministro fala mais alto do que aquilo que ele prega ou canta! Que espécies de convertidos estão sendo produzidos? Aqueles que deixam tudo para seguir a Jesus ou aqueles que compraram a mentira de que podem servir a Jesus e amar o mundo ao mesmo tempo? A maneira pela qual ganhamos essas vidas para Cristo é a maneira pela qual iremos mantê-las.

Autor: John Bevere
Extraído do livro “A Voz Que Clama”
ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA O LOUVOR

ORGANIZAÇÃO


Passei um longo tempo liderando um grupo de músicos e no início sofri bastante com relação a organização do grupo. Depois de muitas decisões precipitadas e acertadas, fui pegando o jeito da coisa. Declaro aqui que os acertos foram quando procurei um contato mais íntimo com Deus, e os atropelos foi quando tentei tomar decisões as quais eu achava que serviria para o grupo.

Existem muitos pontos importantes que podemos ver em um ministério de música, mas aqui quero relatar alguns;

Alguns do grupo:

*Estudam
*Moram em bairros diferentes
*Alguns tem carro
*Outros vão de bicicleta
*Outros de ônibus
*Outros andando...

Enfim, esses pontos e outros mais, estou colocando só alguns pontos, posso dizer que esses são de logística, isso sem contar os assuntos pessoais que atrapalham o departamento de música, ponto esse que quero tratar em outro texto. Mas queridos é importante saber que o nosso Deus é organizado.
Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. 1 Coríntios 14:33
É muito importante que o líder do ministério tenha um coração voltado para Deus, assim as coisas vão andar bem, pois confesso a vocês amados, quando procuramos fazer as coisas da maneira que achamos que deve ser, tudo desanda e o louvor não passa do teto. Falo isso por experiência própria, de um líder que muitas vezes tomou decisões precipitadas e sem a direção do Dono da Obra JESUS CRISTO. Tudo o que formos fazer que seja para gloria de Deus Pai. Voltando a questão de que Deus é organizado;

"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: 'Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar”. Lucas 14:28-30

·         Líder; procure ver as dificuldades que cada um tem, todos tem um ponto de equilíbrio e desiquilíbrio, cabe a você trazer uma harmonia ao ministério.

“Eles ministraram o louvor diante do tabernáculo, da Tenda do Encontro, até quando Salomão construiu o templo do Senhor em Jerusalém. Eles exerciam suas funções de acordo com as normas estabelecidas”. 1 Crônicas 6:32

·         Líder; delegue funções, você sozinho não dar conta da situação, lembrando que você cuida de um ministério profético e espiritual da casa do REI, então delegue tarefas a pessoas espirituais.

Existem grupos que são uma verdadeira bagunça, isso no horário de ensaio, nas músicas que se cantam, na hora de ministrar falam muitas bobeiras, fazem tudo de última hora e já imaginem como é o período de louvor nessa igreja!
Existem formulas para uma organização do ministério de música de sua igreja, vou falar a primeira e em letras grandes. “O MINISTÉRIO PRECISA TER DEUS NO CENTRO”
·         Um plano de estudo bíblico para o louvor.
·         Consagração para todos do ministério, tanto pessoal, como um horário de culto para o ministério na igreja.
·         Um repertório de músicas que ministrem Cristo a igreja.
·         Regras para horários de ensaios.
·         Os ensaios precisam ser planejados, uma semana só para a harmonia, outra só para o vocal, etc.
·         As pessoas que não tem tempo para o ministério, precisam ser afastados do grupo até que esse (a) possa dedicar tempo ao ministério e a obra do REI.
·         Ministério Cine. Pode ser um período de comunhão com os membros do grupo, filmes, churrasco...
·         Planejar um musical, e que esse musical tenha um tema, exemplo: Santidade. Neste musical sejam cantadas músicas que falem da santidade de Deus e de como devemos buscar uma vida santa, junto com as músicas, nos intervalos uma pequena ministração que, encerrando-se a ministração canta-se uma música, finalizando uma música entra na ministração...
Vejam que são pequenas coisas que podemos fazer no ministério e que fazem muita diferença. Lembrando que tudo isso tem que está na direção de Deus, lembrem-se que ELE é organizado.


Mas tudo deve ser feito com decência e ordem. 1 Coríntios 14:40

·         Líder; se você for desorganizado, o ministério será um reflexo de sua desorganização.

Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Provérbios 6:6-8

Deus é perfeito em tudo o que faz.
Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês. Mateus 5:48

Estou fazendo parte em um ministério que é bem complicado a situação com relação a tempo, pois todos moram um pouco distante da igreja, mas eu digo uma coisa para vocês amados, tenho visto o comprometimento de todos, em chegar na hora certa, em dar satisfação quando não podem ir, quando um não pode outro substitui e é tudo para a honra e gloria de Deus Pai. Isso vejo acontecer tanto na equipe de música, como na equipe de som, o carinho e o comprometimento com a obra do Senhor. Claro que temos erros porque somos falhos, mas sempre procuramos ajustar em meio as dificuldades que passamos.
Queridos, que Deus esteja dando a você que está lendo este texto estratégias, discernimento espiritual, e vida com ELE. E que todos os projetos e planos sejam apresentados a Deus. Para a vossa meditação deixo o livro de Esdras e Neemias para você ler. São dois livros maravilhosos, que falam da reconstrução da cidade dos muros e da vida espiritual do povo de Israel. Que Deus seja o centro em tudo.

Josias Sillva

Javé Nissí
Salmos 26.8
O Lugar da Glória do Senhor

Meditando na Palavra do Senhor, me deparei com este texto do salmista Davi. Neste texto ele está fazendo uma oração de suplicas ao Senhor. Um momento de confiança em Deus. Aqui podemos ver claramente a oração de um pecador certo de que foi perdoado, a confiança em Deus. Alguns versículos me chamaram mais a atenção. Amados por isso que a Bíblia declara que Davi foi um homem segundo o coração de Deus (Atos 13.22). Um homem do modelo que Deus deseja.

O v4 – Ele diz que não anda em companhia de gente falsa e que não vive com pessoas dissimuladas.
O v5 – Ele diz que não se junta com os perversos e não anda com os maus.
O v10 – Aquele que vive fazendo o mal e que está sempre pronto para receber um suborno.

            Me veio tantas coisas na mente com relação ao que estamos vivendo nos últimos tempos, grupos, cantores, muitos que se dizem evangélicos se associando com pessoas desse tipo, usando da casa do Senhor como um local para se promoverem, e muitos se dizem usados por Deus, e por vivermos em um momento que as pessoas não mais buscam a Verdade de Cristo Jesus, são induzidas ao erro, por tais artistas. É muito sério estas coisas que estão acontecendo na casa do REI JESUS.

O que acho magnifico é a consciência que Davi tem do Deus a qual ele serve, o Deus a qual ele adora. O v1 e 2, mostra toda a sua confiança no julgamento de Deus, pois ele mesmo sendo pecador, sabia que Deus é misericordioso em seu julgamento. Como seria diferente os louvores do século XXI se todos os que se dizem ser de Deus, usassem dessa confiança em Deus. Se todos fossem guiados pelo amor de Deus, e andassem na verdade de Cristo Jesus, pois é ELA que nos orienta. V3.

O v6 declara, olha Deus, eu lavo minhas mãos para te mostrar que estou inocente, e ando em volta do teu altar junto com os que te adoram. Amados de Jesus, quantas vezes nos aproximamos de Deus com essa certeza de estar limpo? Com uma certeza tão sincera de saber que tudo o que for apresentado a Deus, ELE aceitará? Davi já em plena confiança solta um cântico de gratidão, v7 pelas obras maravilhosas que Deus já havia feito em sua vida, (Fé), certeza de que Deus responderia a sua suplica.

*O que me chamou mais atenção foi este versículo 8*
Existe uma consciência impressionante aqui de Davi, algo que precisamos entender e colocar em prática na nossa vida de adoração. Palavras de Davi “Amo estar na casa aonde vives, o lugar aonde está presente a tua Gloria”. Ele poderia estar declarando e admirando a arca da aliança quando estava fazendo esta oração, pois ela simbolizava a presença de Deus no meio de seu povo. Veja que ele diz “SUA CASA” e mais adiante diz; “LUGAR AONDE TUA GLORIA ASSISTE, OU SEJA, ESTA PRESENTE”. Quem tem essa consciência da casa do PAI, não a usa para o seu próprio interesse, para fazer da casa do REI um local de fonte de renda. Muitos estão fazendo fortunas, fama, na casa do PAI, do REI da GLÓRIA. V9. Davi e sua sinceridade, não me destrua junto com os que não querem saber de TI.
V10 – Aqueles que vivem fazendo o mal e que estão sempre prontos a receber um suborno. Tantas coisas tem acontecido no meio do povo de Deus, tantos escândalos tem surgido e com isso o nome de Jesus tem sido blasfemado. Mas Davi deixa bem claro nos vs. 11,12 Eu, porém faço o que é certo. Tem compaixão de mim e salva-me. Estou livre de todos os perigos; nas reuniões de adoração, eu louvarei ao Deus, o Senhor.

Acredito que ele poderia estar sabendo de algo que existia no meio da congregação, muitos que estavam ali poderiam estar usando de má fé, avarentos, mentirosos, caluniadores, hipócritas... temos vivido momentos de muita ganancia dentro das igrejas, muitos em busca de fama e prestígios. Mas em nome de Jesus Cristo, meu Senhor e Rei, eu estou livre de todos os perigos, nas reuniões de adoração que não te agradam. Quero estar na tua presença entendendo que a tua casa é casa de oração. Mt. 21. 13 e lhes disse: "Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração’; mas vocês estão fazendo dela um ‘covil de ladrões’". 1Rs 8:29; Is 56:7; Jr 7:11; Lc 19:46; [Mc 11:17];

Que o Espirito Santo de Deus nos conduza sempre nesta Verdade Revelada e que venhamos sempre ter esta consciência de que a casa do REI é um local de adoração, e Deus ele procura esses adoradores assim como encontrou em Davi.

Sl 89:20-21 (20) Encontrei o meu servo Davi; ungi-o com o meu óleo sagrado. (21) A minha mão o susterá, e o meu braço o fará forte.






Josias Sillva

Javé Nissi